A Igreja é constituída de pessoas vivas, conscientes de suas responsabilidades pessoais diante de Deus e de seus irmãos na fé, e de seu testemunho messiânico face ao mundo.
A Igreja é composta de homens que renunciaram a si mesmos, o seu ego, os seus direitos, suas distinções pessoais e renunciaram perante Deus tudo o que possuem. II Co. 5:17; Fp. 3:7-10; Lc. 14: 25, 26, 33.
E isto é feito de forma consciente, de livre e espontânea vontade por amor ao Senhor, o Messias. Mt. 10:37, 38, 39, 40.
A Igreja é feita por pessoas que se decidiram voluntariamente, de si mesmas a tomarem a sua cruz (responsabilidade e morte) e seguirem o Senhor Yeshúa, o Messias com fidelidade e amor, não importa o que isto lhe acarretará e nem o preço que custar.
A Igreja do Senhor Yeshúa, o Messias é constituída de pessoas transparentes, francas e verdadeiras, que só fazem o bem, isto é, boas obras: espirituais e materiais…
A Igreja de Deus é constituída de pessoas que nasceram de novo, nasceram do Espírito do Santo, o Y.H.W.H, e foram libertas de toda a sorte de pecados e tiveram as suas vidas transformadas.
A Igreja do Messias é formada por pessoas que se tornaram discípulos, e que preencheram todos os requisitos exigidos pelo Senhor, o Messias, na vida deles.
A Igreja do Senhor Yeshúa é formada por pessoas que aceitaram a disciplina de seu Deus e como filhos obedientes, aceitam com alegria a correção espiritual e mudam de atitude conforme o seu Deus mandar.
A Igreja do Senhor Yeshúa, o Messias não é comandada por regras e opiniões humanas e nem usa de hipocrisia para agradar A ou B.
Todos os seus membros são filhos de Deus, devem ser dirigidos em todas as coisas pelo Espírito Santo e buscam a edificação espiritual de todos (de cada um).
O tratamento entre irmãos obedece aos padrões divinos, tem toda a pureza do Messias, o amor de Deus, paz e alegria no Espírito Santo.
Quando os irmãos se encontram é uma festa com louvores e ações de graça ao Deus que os salvou e os colocou em Sua Santa Família (a Igreja local), amém! Eles oram juntos ao seu Deus.
Na ausência dos santos, cada um deles sente uma saudade imensa, ora e intercede uns pelos outros ao Senhor, o Eterno, pedindo-lhe misericórdia, e que Ele cuide de cada irmão ausente naquele momento e sempre. Amém!
A coisa mais importante para o nosso Deus é a pessoa, a vida de cada irmão, o crente que não entendeu este ponto, ainda desconhece o Senhor nosso Deus e vive fora do propósito deste Deus que é misericordioso, fiel e que nos ama mais do que tudo.
Veja como Ele expressa o seu cuidado para cada membro de Sua Igreja, que somos nós:
“Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Is. 49:15.
Este verso é muito glorioso, trata-se de uma promessa fiel e verdadeira que só um Deus como o nosso Deus tão maravilhoso pode nos fazer. Eu louvo e bendigo este Deus que nos ama em Yeshúa, o Seu Filho bendito. Amém!
Esta igreja viva do Senhor Yeshúa está na presença do Pai, veja nas Escrituras:
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas (pecados), nos vivificou juntamente com o Messias (pela graça sois salvos).
E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, no Messias Yeshúa.” Ef. 2:4-6.
Com um Deus tão glorioso, santo e bom como o nosso, como devemos agir no Seio de Sua amada Igreja?
Devemos ter a melhor e santa conduta entre os nossos irmãos da fé na localidade, que encha o coração de nosso Deus de alegrias. Este Deus merece tudo de nós! Amém.
A denominação evangélica organizada em defesa de seus interesses e benefícios financeiros tem prejudicado muito os seus seguidores, facilitando para eles uma vida fácil e sem renúncia, etc…
Ela usa de muitas práticas emocionais e sentimentais para atrair seus adeptos e segurá-los: músicas, cantos e outras atividades… Cada membro a mais, resulta em dízimos, doações, ofertas e status na sociedade.
Como pagarão os salários, viagens e despesas de seus pastores e líderes?
No início da igreja Messiânica não se pregava o dinheiro como as denominações fazem hoje. Os discípulos do Senhor, tocados pelo Espírito Santo, ajudavam-se uns aos outros, fruto do amor de Deus que agia neles.
Nota-se hoje que os irmãos de boa situação financeira são bajulados pelos seus líderes, e até ganham cargos de atividades na igreja denominacional. Isto é fazer acepção de pessoas entre irmãos da mesma denominação e isto é pecado.
Na igreja do Senhor Yeshúa, o Messias, os irmãos se tratam com o máximo respeito possível uns aos outros, eles fazem todas as coisas como se estivessem fazendo ao próprio Messias.
Há um temor de Deus em seus corações sinceros e verdadeiros quando o assunto é relacionado com todos os irmãos locais. Todo aquele irmão que é dirigido pelo Espírito Santo sabe como tratar o seu irmão com santidade, dignidade e muito amor.
O Senhor Yeshúa disse a seus discípulos:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo. 13:34, 35.
Meu caro irmão internauta pensastes bem no significado destas palavras do Senhor Yeshúa?
Que nota o Senhor Yeshúa te daria agora pela realidade do teu amor para com os teus irmãos na fé em tua cidade?
Tu serias aprovado ou reprovado pelo teu Senhor que conhece todas as tuas intenções e atitudes para com teus irmãos na fé? Tens o teu coração limpo, reto, diante de teu Deus?
O viver a vida do Messias não é viver uma vida irresponsável, preguiçosa, indiferente para com o que se passa com os teus irmãos na fé. Há crentes que vivem só preocupados consigo mesmos e com a sua família e fecham os olhos para as necessidades espirituais e materiais de seus irmãos na fé na localidade.
Veja bem meu irmão, irmão internauta, a denominação evangélica faz de ti um monstro espiritual, um assassino espiritual, um crente insensível no tratamento espiritual com teus irmãos na fé.
Se tu dás os teus dízimos certinhos, as tuas ofertas e as tuas doações financeiras para a tua denominação religiosa para sustentar o teu pastor, despesas e gastos da denominação, o resto, a tua vida espiritual com a tua frieza e negligências espirituais é tolerada pela mesma.
Eu conheci uma crente, esposa de um irmão na fé rico, que o pastor visitava aquela casa bem dizer, com freqüência, e tomava café e comia com eles, ela era chamada de “a galinha de ovos de ouro”, no bom sentido, o pastor a respeitava muito.
Em suas visitas ele contava a irmã as necessidades da sua denominação, a “igreja local”, e ela pedia na hora certa ao seu marido para fazer uma doação financeira para a igreja deles. E, assim ele fazia uma boa oferta e o pastor ficava satisfeito, pois a sua psicologia funcionava bem.
E tudo em nome do Senhor… E como sempre, o Senhor vai te abençoar. E quanto aos irmãos pobres, simples, ficavam esquecidos.
Quando as coisas são de homens carnais, tudo funciona pelo ego e astúcia humana, e as coisas ruins acontecem na pior cara de pau. E usa-se a velha desculpa: “A igreja é feita de homens, e onde há homens, há fraquezas humanas, e sempre se manifestam…” Ro. 8:2, 9, 11.
Eu pergunto: “Mas a igreja não é dirigida pelo Espírito Santo?”
Eu respondo: A igreja do Senhor Yeshúa, o Messias é santa e verdadeira, o Espírito Santo tem voz ativa e soberana nela, não é assim?!
Ela vive cheia do temor e da unção de seu Deus, o Santíssimo, o Todo-Poderoso e que a guarda de todas as ciladas do diabo.
A igreja do Senhor é feita de crentes nascidos de novo, que amam o seu Deus acima de tudo, e que obedecem a Palavra de seu Deus.
Estes serão arrebatados juntos do Messias quando Ele vier para ser glorificado neles. Veja: I Tes. 4:13-18.
Agora, quanto à denominação evangélica organizada, ela é obra carnal e divisões, e irá de mal para pior, enganado e sendo enganada por si mesma.
Chega, basta de pessoas perdidas que se intitulam de Crentes, mas vivem em desobediência a Palavra de Deus, brincando com a salvação de suas almas, o juízo de Deus, por certo os atingirá, a não ser que elas se arrependam, abandonem os pecados e tornem-se discípulos verdadeiros do Messias Yeshúa.
Voltando ao tema desta mensagem dizemos: O Senhor Yeshúa exige de nós incondicionalmente que sejamos 100% corretos e verdadeiros em toda a nossa forma de pensar e agir.
Veja: “Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mt. 5:48.
Não é fácil, pois, assumir a verdadeira vida de um discípulo do Messias.
Veja: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.” Fp. 2:12.
Se não houver santidade na vida do crente, o Senhor se ausentará dele, e assim, ele fracassará. Veja o por que: “Porque Deus é o que opera em vós, tanto o querer como o efetuar segundo a sua boa vontade.” Fp. 2:13.
Sem a ação de Deus em nós, nada feito!!!
Devo dizer que no relacionamento entre irmãos da fé deve ser cultivado a humildade, a simplicidade, a paciência, a longanimidade, o domínio próprio e a boa educação, o respeito, a consideração e o amor.
Veja: Fp. 2:1-4; 4:8, 9; I Jo. 3: 16, 18.
Outro sim “Errar é humano, mas o persistir no erro é injustificável”, após saber a verdade, é destruir a si mesmo! Deus não quer que os Seus filhos sejam escravos de homens.
Veja: “Fostes comprados por bom preço, não vos façais servos (escravos) dos homens.” I Co. 7:23.
Nas conversas, os irmãos devem ser amigáveis, saber escutar, serem doces, de bom humor e sempre promover a paz e a harmonia entre si. Nunca querer ser o sabe tudo, e se alterar…
A fofoca deve ser banida de uma vez por todas, pois os que falam mal dos outros são maldizentes e estes não herdarão o reino de Deus. Veja em I Co. 5:11.
Eu aconselho que os irmãos no convívio ou nos encontros e visitas com os irmãos, andem limpos, asseados, dentes escovados e usem de boas maneiras, sejam de bom-senso e agradáveis, a todos.
Infelizmente a prática denominacional cortou o convívio entre irmãos, a liberdade de se reunirem livres e espontâneos para trocarem assuntos da Palavra de Deus, e criou os cultos denominacionais oficiais com a presença do Pastor em certos dias e horários marcados.
E fazem dos crentes locais meros ouvintes destas reuniões tradicionais, rotineiras e esquematizadas.
Os crentes precisam ter a liberdade de se expressar e serem ajudados pelos irmãos mais experientes na vida do Espírito de Deus. É claro que, quem não pratica a Palavra de Deus, não pode ensiná-la, pois assume a função de falso profeta, hipócrita, etc.
Os presbíteros locais que se dedicam ao ensino da Palavra de Deus, e que são exemplos do rebanho devem ensinar os irmãos. Os irmãos que não cuidam corretamente de seus familiares, estão sob grave juízo de Deus.
Veja: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.” I Tim. 5:8.
Este assunto deve ser também visto do ponto de vista moral e sexual de cada irmão (e irmã), na igreja do Senhor Yeshúa. Portanto, não deis lugar ao diabo, e sejais prudentes, evitando ciúmes e imoralidades entre os irmãos na fé.
Cuidado com as roupas indecentes e provocativas.
Lembre-se sempre que: “As más conversações, corrompem os bons costumes.” I Co. 15:33.
Veja o que nos diz as Escrituras: “Mas revesti-vos do Senhor Yeshúa, o Messias, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências (desejos ardentes). Rom. 13:14; I Tim, 6:11; II Tim. 2:22.
Aqui ninguém está proibindo o casamento e o sexo de casados. Veja: I Tim. 5:14.
Veja: “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher do marido.” I Co. 7:3.
Em tudo a Igreja do Senhor tem que dar um bom testemunho de pureza, santidade, poder e vitória contra o pecado.
Nas Escrituras lemos: “Posso todas as coisas em Yeshúa, O Messias que me fortalece.” Fp. 4:13.
Prezado irmão internauta, ore, e busque o Senhor e Ele te guiará neste assunto, complete-o. Amém!
Ore por mim. Receba as minhas saudações no amor de Yeshúa, o Messias, o nosso Salvador e Senhor.
Sl. 133.
E. C. Navarro