Para melhor se compreender esse assunto digo que: “a congregação do Senhor Yeshúa, o Messias, em sua forma prática e visível entre os homens na sua especividade, ela se iniciou após a morte, ressurreição e glorificação de Yeshúa o Messias em Mateus 28:18, 19, 20. Em Jerusalém. At.2.
Caro internauta, entenda bem o sentido pleno de At.2: 36; Fp.2:9; Ef.1:9:10; 3:9-11.
Esta congregação do Senhor Yeshúa, o Messias existia no projeto de Deus, o Y.H.W.H., desde o princípio, mesmo antes de todas as coisas serem criadas.
Para o Deus Eterno, e o Pai ela existia em seu Filho gerado por Ele, gerado em função deste projeto e para a realização do mesmo.
A congregação de Yeshúa o Messias, existe no Filho desde o momento em que ele foi gerado pelo seu Pai, Y.H.W.H. o Eterno.
Por isso que ela é santa, eterna, única e indivisível, como é o seu fundamento o Senhor Yeshúa o Messias. Amém. Amém!
A congregação do Senhor Yeshúa o Messias tem a sua natureza espiritual, ela reflete todos os traços de identificação que existem em seu fundamento e modelo único: “ o Senhor Yeshúa, o Messias eternamente. Amém.
Devemos entender que Deus é Espírito, espiritual. Jo.4:24.
Portanto, o seu reino é superior ao terrestre, ele é eterno e imutável.
Assim, a congregação do Senhor Yeshúa, O Messias é de natureza também espiritual, de origem Divina, pois ela vem de Deus, da realidade do mundo Divino do céu que existe e que é real em Deus.
Esta realidade viva espiritual é superior a realidade terrestre, da matéria do homem.
O espiritual vem em primeiro lugar com referência ao material, o físico, o que é dos homens. Em noção de valores, o espiritual suplanta a matéria, o humano por ser eterno. Na expressão do Senhor Yeshúa, o Messias: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído? Lc.9:25. Veja também Lc.12.13-21.
“As coisas que se veem (as materiais) são passageiras (temporais), e as que se não veem são eternas”. II Co.4:18.
O ser humano por ser matéria e viver em função dos desejos da carne (sarks) pouco ele se interessa pelas coisas espirituais de Deus. Ele vive como um cego espiritual.
A sua vida espiritual é trevas e pecados…
Sendo o Pai, o Elohim, o Y.A.H.W.E.H., Espírito, Ele criou os céus aonde está o seu reino Celestial espiritual, perfeito, eterno e aonde está também o seu trono e o de seu Filho Yeshúa, o Messias e as demais criaturas Celestiais, os anjos e tudo o que se relaciona com a Vida deste Deus, o Todo Poderoso, Perfeito e Misericordioso.
Glória ao seu NOME para todo o sempre. Amém.
Agora, passo a explicar o que é a vida Messiânica e como ela se inicia no novo convertido.
Aqui eu abro um parêntese para explicar o seguinte ponto: – A denominação evangélica é uma obra feita pela mente do homem, que manifesta o domínio da vontade humana, desconhecendo-se o propósito e as determinações de Deus em constituir a congregação do Senhor Yeshúa, o Messias.
Os denominacionais tem um compromisso com o maior número de seus adeptos possível (mesmo inconscientes da causa) que é o aumento de sua renda financeira e de seu status social. E isto, prejudica a autenticidade e legitimidade de seus novos membros em qualidades espirituais. Esta é a verdade reprovada por nosso Deus, o Eterno, o Santíssimo (três vezes Santo. Is.6:3).
É um erro gravíssimo, é um pecado tentar colocar: “o espiritual vindo de Deus” subordinado e comandado pela obra e vontade humana, de homens que não entenderam o propósito de Deus no Messias: a congregação do Senhor Yeshúa, o Messias: sua natureza, propósito e vida prática.
A denominação evangélica está atrelada ao ego, inteligência natural, e ao sistema religioso, determinado por seus líderes e outros. Ela existe devido as opiniões humanas, as rupturas da Fé, do amor fraternal, preconceitos aos demais crentes locais, falta do perdão, da união, da reconciliação entre os irmãos da fé locais, em posições doutrinárias, etc.
As denominações evangélicas é o grande obstáculo a ser vencido para se viver na localidade a unidade espiritual entre todos os santos locais.
Se referindo aos Santos da Cidade de Corinto, Paulo (Shaul) o apóstolo, declara: “ Vocês formam em conjunto o corpo do Messias e, individualmente membros dele.” ICo.42:27.
Sendo membros do corpo, são membros uns dos outros e possuem a mesma vida espiritual que circula entre eles, a vida e a comunhão de Yeshúa, o Messias no corpo local (através do corpo). Vejamos o texto sagrado: “por isso, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Yeshúa e do amor que vocês tem por todos os Irmãos na Fé.” Ef.1:15.
Por sua própria natureza, a denominação religiosa evangélicas organizada, leva os seus adeptos viverem as obras da Carne: divisões entre irmãos locais, preconceitos entre crentes, o individualismo pessoal (buscar só os seus interesses próprios, opniáticos) e interesses particulares sociais e financeiros.
No pensamento de Deus a congregação do Senhor Yeshúa o Messias já existe há milhões, quem sabe até bilhões de anos com uma realidade Divina espiritual completa, prontinha e que foi manifestada agora na plenitude dos tempos entre os homens.
Como pessoas querem estruturá-la nos moldes humanos e organizá-la segundo o pensamento e ego dos homens?
Ela, a congregação do Senhor Yeshua, deve ser praticada como ela é, já programada por Deus, uma definição em Yeshúa, o Messias, ela é usada por Deus já determinada em todos os seus detalhes segundo a presciência do eterno e por isso nada se pode acrescentar, ou omiti-la em sua realidade espiritual segundo o Espírito.
Preste bem atenção: “ o espiritual não pode ser moldado ou adaptado para a vida humana, mas é o contrário, é o ser humano, o material é que deve ser moldado, adaptado a exigência Espiritual, e isto é, realizado pelo Espírito Santo quando o homem vive em submissão plena à toda a Palavra de Deus.
Em nosso viver em santidade, consagrados a Deus, nós somos aperfeiçoados segundo o santo projeto já estabelecido pelo nosso Deus: “ a congregação do Senhor Yeshúa, o Messias.” Veja:
A realidade da igreja já existia antes dos tempos eternos em Yeshúa, o Messias. Ao homem não é permitido da parte de Deus inova-la, organizá-la e lhe dar forma, pois quem poderá mudar a obra eterna de Deus no Messias.
O homem já tentou fazer isso com a criação oficial da denominação evangélica religiosa, e assim ele saiu fóra dos princípios do nosso Deus vivo, imutável e verdadeiro.
O homem por conta própria “achou”, e assim agiu pensando em agradar a Deus (maior número de membros), mas sua ação (criação e organização), tornou-se uma denominação religiosa organizada, e assim ele não atinge os objetivos espirituais de Deus no Messias.
Caro Internauta, creia no que eu estou te escrevendo da parte do Senhor Yeshúa o único Messias nos dado por Deus o seu Pai.
Por isso temos que agir certos, a palavra de Deus está em jogo, Deus zela pelo seu nome.
Quando a desobediência e o nosso pecado não confessado e nem perdoado e nem abandonados, nisto perdemos a proteção e a comunhão com o Senhor e coisas piores nos acompanharão…
Agora veremos a iniciação da vida espiritual do novo convertido, nascido do Espírito na Congregação do Senhor Yeshúa, o Messias: “ o Senhor Yeshúa, o Messias após a sua ressurreição e glorificado pelo Pai, o Eterno, o Y.A.H.W.E.H., declara aos seus discípulos: “ e chegando Yeshúa, falou dizendo: ” É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide a todas as nações e fazei discípulos EM MEU NOME. Ensinando-os a guardar (praticar) todas as coisas que eu tenho vos ordenado, eis que EU estou convosco (em vós), todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mt.28:18-20. (Evangelho original de Mateus escrito em hebraico).
E, eles tendo sido revestidos com poder pelo Espírito de Deus, a partir de Jerusalém, indo pelo mundo afora pregando o evangelho de Yeshúa, isto é, as boas novas que o Messias Yeshúa nos é dado por Deus, o Y.A.H.W.E.H. como o único Salvador de todos os homens: judeus e gentios. Quando eles chegavam em uma cidade eles anunciavam a Yeshúa, o Messias, e muitos se convertiam pois os discípulos em nome do Messias, realizavam os sinais, curas e maravilhas.
Os novos convertidos eram batizados em água em Nome do Senhor Yeshúa, o Messias. Estes irmãos novos-convertidos por sua vez, evangelizavam novas pessoas, começando por suas famílias, veja: “Yeshua disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. Ele ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Yeshúa lhe fizera, e todos se maravilhavam.” Mc.5:19,20.
E os irmãos em sua simplicidade, fé e amor fraternal no Messias se reuniam em qualquer lugar possível e nas casas e se edificavam uns aos outros, lendo as Sagradas Escrituras louvando a Deus e orando juntos.
Eles se ajudavam uns aos outros e com espontaneidade e muito amor e paz.
Caro internauta, leitor, preste bem atenção no que passo a dizer agora: “jamais, nunca, eles, os primeiros messiânicos pensaram em se estruturarem, criando grupos formais, separados uns dos outros. Jamais eles pensaram em se tornarem grupos independentes separados uns dos outros, organizados em denominações religiosas, instituições legalizadas e terem a sua diretoria, estatutos próprios e doutrinas bíblicas próprias com suas interpretações pessoais, etc.. Eles não instituíram sistema de obrigações financeiras. Eles tinham a direção do Espírito de Deus em suas vidas. Durante todo o tempo de perseguições por causa do nome do Senhor Yeshúa, o Messias eles não aceitavam práticas de divisões na congregação do Messias. Eles se amavam mutuamente no Senhor e zelavam pela Congregação de Deus, se perdoavam e zelavam uns para com os outros com moderação santidade, amor, respeito e prudência.
Os frutos do Espírito Santo se manifestavam entre eles: “Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Ga.5:22.
E ainda: “ quanto porém, ao amor fraternal não necessitais de que se vos escreva, visto que vos mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros.” ITes.4:9.
A coisa mais importante para mim está na realidade da conversão do pecador arrependido. Será que ele se arrependeu em verdade de sua vida errada até então? Ele teve convicção de seus maus feitos, de ter ignorado Deus, de seus pecados? Ele se sentiu perdido? Culpado? Ele gritou ao Senhor Y.A.H.W.E.H., tem misericórdia de mim? Ele diante do todo poderoso se sentiu perdido e pediu ao Senhor: “ salve-me, tem misericórdia de mim, ajuda-me, só tu podes me salvar! Eu te aceito como meu Deus, meu salvador!” E tudo isso acontece com lágrimas, quebrantamento de espírito.
A legítima conversão é realizada pelo Espírito Santo no interior, no mais profundo do pecador confessando O NOME TODO PODEROSO, DE DEUS E DO SENHOR YESHÚA, O MESSIAS.
Para se tornar um discípulo de Yeshua, o Messias, o homem precisa ouvir o evangelho, crer, se arrepender, ser batizado em Nome do Senhor Yeshúa e seguir o MESTRE. Isto implica também, de uma RENÚNCIA: “renúncia da própria vida e renúncia de tudo o que possuir.” Veja: Mt.10:37,38; 16:24; Mc.8:34; Lc.14:26,27,33.
Esses acontecimentos é o maior segredo na vida do pecador arrependido com o seu Deus, o Pai e o seu Filho Yeshúa, o Messias. Ele não é simplesmente uma experiência emocional, psíquica, mas é uma experiência espiritual realizada nele pelo Espírito de Deus.
A denominação religiosa evangélica apela muito pela ação emotiva, sentimental e psíquica para levar o pecador a sua conversão almática apenas. Por isto esta é uma conversão superficial, temporal e externa somente, uma ação na esfera humana. A legítima conversão é espiritual realizada somente pelo Espírito Santo, o Espírito de Deus: “Quem salva as almas e somente o Senhor Yeshúa, o Messias que é chamado de:“ o Salvador de todos os homens segundo as Escrituras. Veja: “ TODO O PODER (autoridade) me foi dado nos céus e na terra. Portanto ide a todas as nações e fazei discípulos em MEU NOME.
Ensinando-os a guardar (praticar) todas as coisas que Eu vos tenho ordenado. E eis que EU estou convosco (em vós) todos os dias até a consumação dos séculos. Amém! Mt. 28:18-20.
Aleluias, bendito e exaltado seja o nome do nosso Pai e nosso Senhor e Salvador o Senhor Yeshúa o Messias, o Salvador do corpo: de sua Santa Congregação. Amém! “ Negar, desprezar duvidar do nome do todo-poderoso de Yeshúa, o Messias é negar, desprezar e duvidar do Nome de Deus, o todo-poderoso que assim o investiu, amém. Amém.
A iniciação da congregação do Senhor Yeshúa, o Messias, é buscar a vida, a santidade e o poder de Deus, e ser conduzido pelo Espírito de nosso Deus todos os momentos de nossa vida nesta terra.
Nunca deixar de amar plenamente todos os nossos irmãos da fé na localidade e os de outras cidades. Amém! A prática do amor fraternal implica em nossa Salvação. Veja: Jo.13:34;35; 2:6; IJo. 3:10,11,14,16; 4:21.
Eu me sinto muito feliz em nosso Deus por esta graça e misericórdia que ele me concede de escrever esta mensagem de edificação destinada a sua Santa (igreja) Congregação do Senhor Yeshúa o Messias. Amém!
Mesmo sofrendo dores em meu corpo, Deus me deu esta bênção de vos escrever. Saúdo a todos os em nome do Senhor Yeshúa, o Messias, e peço a vos que orem por mim. Salmo 133.
E.C. Navarro.