Será realmente a Trindade bíblica?

  Um Deus em três pessoas distintas é Bíblico?                               

         Ao longo destes séculos, muitas versões bíblicas foram corrigidas, alguns textos foram introduzidos e outros retirados. O Sinal entre parênteses (…) nos revelam duvidas e acréscimos.                               

       Nas bíblias, nas versões anteriores, temos o texto de I João 5:7, 8 adulterado.                                                                   Na Vulgata Latina, a Bíblia Oficial da Igreja Católica foi o texto acrescido: “Porque há três que testemunham (no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo, e esses três são um só). Este acréscimo é uma adulteração do texto original, e até os pentecostais e outros fizeram com ele, doutrina da trindade.                                  

     Este complemento do texto acima é falso, veja que o sentido do contexto é outro, fala  do Espírito, da água e do sangue e que Yeshúa (Jesus) se tornou carne, humano. As versões bíblicas que tinham este texto falso foram corrigidas e não o citam mais, com exceção da versão: Revista e corrigida usada pelos Gideões internacionais.                                                 

          Outro sim, o nome Jeová, Javé e outros são falsos, as versões bíblicas que os traziam foram corrigidas. As que trazem: Adonai, Elohim, o Eterno,  Y.H.W.H e Há Shém e Y.A.H.W.E.H estão certas.              

      Até a palavra: “Deus” não significa corretamente o que significa as palavras hebraicas para nomear o Y.H.W.H. Muitas vezes o tradutor é influenciado por sua dita experiência com o Eterno em sua formação espiritual religiosa.                                    

        O Pai e o Filho, recebem a adoração, por que o Espírito Santo não é adorado? É bom ficar no terreno bíblico, e não ficar nas especulações humanas.                                      Segundo os rabinos, judeus afirmam que a palavra Elohim em Gl. 1:1, tem um sentido majestático, e os ditos cristãos dizem que significa três deuses (a trindade), mais adiante veremos isso nas Sagradas Escrituras.                                      Lendo no rodapé na página de Mt. 28:19, na versão bíblica de Jerusalém, vemos uma nota que nos fala que este texto foi adulterado mais ou menos no segundo século, e que foi acrescido: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” e que no original de Mateus em hebraico está escrito: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações imergindo-os (batizando-os) em meu nome.”                                                   Em Lucas, Yeshúa o Messias, ordena: “E que em Seu nome se pregasse o arrependimento para a remissão (perdão) dos pecados, a todas as nações começando por Jerusalém.” Lc. 24:47.                                            

         Todos os batismos feitos em Atos dos Apóstolos foram feitos em o nome de Yeshúa, o Messias. Veja em Mc. 16:17, Yeshúa lhe diz: “Em meu nome” e assim todos os sinais e milagres eram realizados em o nome de Yeshúa, o Messias.

     E assim, os apóstolos e outros batizavam e faziam sinais e milagres em o nome do Senhor Yeshúa, o Messias.                     Agora apresentaremos os textos das Sagradas Escrituras incluindo o Novo Testamento, para provar que a Trindade não é bíblica. Uma vez compreendido tais textos bíblicos, cada leitor deverá tomar a sua posição perante o Deus Eterno.                                                

    Estamos baseados nesta expressão bíblica: “Assim diz o Senhor.” Ex. 4:22; 5:1; 9:1; 9:13 e assim por diante.                                   

        Somente Deus, o Pai se arroga para si mesmo o título de Deus: “Só eu Sou Deus.”                  

         Deus é um só no Velho Testamento.

   “Escuta Israel! O Eterno é nosso Deus, o Eterno é um só.” Dt. 6:4 (Versão Hebraica).                               

        “Vede agora que Eu, Eu O Sou, e mais nenhum Deus há além de mim.” Dt. 32:39.              

        Ele fala isto aos judeus: “Vós sois as minhas testemunhas, diz o Y.H.W.H, meus servos a quem escolhi, para que possais saber, acreditar e compreender que Eu Sou O Eterno.   Nenhum Deus havia antes de mim e nenhum haverá depois. Somente Eu Sou O Eterno, e outro salvador não existe, além de mim.” Is. 43:10, 11.                                         

           “Eu Sou O Eterno, este é Meu nome, não concederei a outro Minha glória, nem a ídolos esculpidos (pela mão do homem) Meu louvor.” Isa. 42:8.            

          “Eu sou Adonai, este é Meu nome. Não concedo minha glória a mais ninguém, nem o Meu louvor a nenhum ídolo.” Is. 42:8.                            

     “Assim disse O Eterno, O Rei de Israel e Seu redentor, O Eterno dos Exércitos: Eu Sou O primeiro e Eu Sou O último e não existe Deus além de mim.” Is. 44:6.                     “Porventura, há outro Deus além de mim? Não! Não! Não há outra rocha. Nenhuma outra conheço, nem conhecereis.” Is. 44:8, 9.                                                

              “E Eu Sou O Eterno, e nenhum outro existe, não há Deus além de Mim.” Is. 45:5.          

         “Eu somente Sou O Eterno, e nenhum outro existe. Eu Sou O Eterno que tudo faz.” Is. 45:6, 7.             

       “Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro, Eu Sou O Eterno e não há outro. Eu Sou O Eterno que faço todas as coisas.” Is. 45:6, 7.                  

     “Acaso não fui Eu, o Eterno? Não há além de mim, nenhum outro Deus, justo e salvador. Sim! Não há outro além de mim, pois repito: Eu Sou Deus, e não há nenhum outro.” Is. 45:21, 22.                      

       “Recordai o passado, lembrai que Eu Sou Deus, e não há nenhum outro, somente Eu Sou Deus, e ninguém a Mim se compara.” Is. 46:9.         

     “… A Minha glória não cederei a outro, Eu Sou único, Sou O primeiro e também O último.” Is. 48:11, 12.                         “Reconhecei agora que sou Eu que Sou Deus, Eu O único Deus e ninguém (nenhum) Deus há ao meu lado.” Deut. 32:39

     “E não há Deus além de mim.”                                   

      “E que não há outros deuses comigo e mais nenhum Deus há além de mim.”

     “Saibam todos que Eu, somente Eu, Sou Deus, não há outro Deus além de mim.”                              

         Deus é um só – Novo Testamento.                                              “Mas Deus é um só.” Ga. 3:20.              

     “Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e por todos e em todos.” Ef. 4:6.                 

     “Todavia para nós (da igreja) há um só Deus, O Pai de quem são todas as coisas e para que nós vivemos.” I Co. 8:6.          

       “Ao único Deus sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre.” Ro. 16:27.      

     “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre.” I Ti. 1:17.                        “Aquele que possui, Ele só, a imortalidade e que habita em luz inacessível, A Quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver, O Qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” I Ti. 6:16.                  

         “Ao único Deus, O Nosso Salvador, por Jesus Cristo, Nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos e agora e para todo o sempre.” Amém. Jd. 1:25.                       

        “É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios certamente, se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão e também por meio da fé a incircuncisão.” Ro. 3:29, 30.

     “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem, os demônios também o crêem e estremecem.” Tg. 2:19.

     Yeshúa, o Messias nos ensina:

    “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.” Mc. 10:18.

    “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.” Lc. 18:19.

    Deus único é o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo:

    “Para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.” Ef. 1:17.

    “Mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e Vosso Pai, Meu Deus e Vosso Deus.” Jo. 20:17.

    “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.” I Pd. 1:3.

   “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade, por isso Deus, o Teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.” He. 1:9.

    “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” Mt. 27:46.

    “Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?” Mc. 15:34.

    Yeshúa, assim declara: “Diante do Meu Deus.” Ap. 3:2.

   “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Elohim” Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos. Porque, quem compreendeu a mente do Háshem Y.H.W.H? Ou, quem foi o seu conselheiro? Ou, quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele são todas as coisas, Kevod (glória), pois a Ele eternamente. Amém!” Ro. 11:33-36.

Deus se revela a Moisés como realmente Ele é, Ele é o único Deus e é em si um só Deus, um só Ser. Como é isso?

      Moisés pediu ao Eterno, que este se manifestasse a ele. Veja isto em Ex.33: 18-23 e 34:5-8.

Note bem que o nome: Adonai, Elohim, Y.H.W.H., são citadas no texto hebraico. Como Moisés não poderia ver a face do Eterno, e continuar vivo, Este foi visto só pelas costas.

Moisés só viu as costas de uma pessoa, o seu Deus, e não de três pessoas distintas. Se Deus fosse uma trindade, isto é, um só Deus em três pessoas distintas, porque o Pai, o filho, e o Espitiro Santo já existiam desde a eternidade. Moisés deveria ter visto às Costas de três pessoas, mas não foi assim.

Ele viu só as costas (ou por traz) de uma só pessoa: “Deus, o Y.H.W.H.”.

Sabemos que o Filho, várias vezes se manifestou no Velho Testamento com o enviado do Senhor.

E o Espírito Santo atuava por ordem de Deus, o Eterno: “o meu Espírito” Ge.6:3.

Vimos que o Pai e o Filho são duas pessoas distintas; mas somente o Pai se arroga o direito de ser o Único Deus, um só Deus! O Espirito Santo existia no Pai e no Filho. Isto é o que vejo nas Sagradas Escrituras pela revelação do Espírito Santo, o Espírito de nosso Deus, o Eterno Y.H.W.H. Amém.

     Só Deus, o Pai se arroga o direito de ser O único Deus, acima de tudo o que possa existir. Esta é a mais alta posição permanente eterna que só Ele se diz “Ser” e “Possuir”.

      A palavra “Deus” em português, traz em si, grande confusão na divindade e sua tradução conduz as pessoas ao erro e à má interpretação das Sagradas Escrituras.

     O Filho do Rei não é rei. Ele só será rei se o Pai assim determinar. Se o pai morrer ou haver algo que impossibilite o Pai reinar, o príncipe é o herdeiro do reino e reinará no lugar de seu Pai.

     Assim é Deus, o Pai e seu Filho Yeshúa, o Messias.

    Como nada acontecerá ao Pai, Ele reinará para sempre com o Filho a sua direita.

    “E, quando todas coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará aquele (o Deus Pai), que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus (o Pai) seja tudo em todos.” I Co. 15:28.

     O próprio Senhor Yeshua, o Messias nos declara de sua própria boca a seguinte verdade, em sua oração

ao Pai, o Eterno: “Ora, a vida eterna é esta, que eles te conheçam a ti só por único Deus verdadeiro é aquele a quem tu enviaste: Yeshua, o Messias.” Jo. 17:3.

     Não há o que discutir: “Deus é um só”.

    Há testemunho das Sagradas Escrituras, se referindo a uma só, e mesma pessoa, veja: “Porque há um só Deus”. I Tim. 2:6.

                 A origem de Yeshúa, O Machiach

      Yeshúa = “O Eterno salva ou O Eterno é a salvação!”

      O Pai afirma:

     “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho.” He. 1:5.

     “E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” He. 1:16.

     “Mas do Filho diz: O teu trono ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos.” He. 1:8.

               A Origem de Yeshúa

      “O qual subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, coisa a que se devia aferrar.” Fp. 2:6.

     “No princípio era a Palavra e a Palavra estava junto a Deus e Deus era a Palavra. E no princípio estava junto a Deus.” João 1:1, 2.

     “No princípio, ele, o logos, e o logos ele, para Elohim, e logos ele Ehohim, Ele no princípio por Elohim.” Jo. 1:1 – Versão de André Chouraqui (Judeu).

      “E a palavra se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e nós vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.” Jo. 1:14.

     “Apesar de ele viver na forma de Deus, não considerou a igualdade com Deus, algo a ser mantido pela força, ao contrário esvaziou a si mesmo ao assumir a forma de um escravo, tornando-se como os seres humanos são.” Fp. 2:6-8.

     “E, quando Ele surgiu como um ser humano, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, morte na estaca como um criminoso.” Fp. 2:9.

               A Origem de Yeshúa     

      “Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.” Jo. 1:18.

     “Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.” Jo. 17:5.

    “Pois me amaste, antes da fundação do mundo.” Jo. 17:24 (Palavra de Yeshúa).

    “O qual é imagem do Elohim invisível, o primogênito de toda a criação.” Cl. 1:15.

     “O qual na verdade foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.” I Pd. 1:20.

     “Segundo o eterno propósito que fez no Messias Yeshúa, Nosso Senhor.” Ef. 3:11.

      Yeshúa é o Filho de Elohim.

     Deus, o Pai assim afirma:

     “Proclamarei o que me disse o Eterno: Tu és Meu filho, hoje te gerei.” Sl. 2:7.

     “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o Meu filho amado, em quem me comprazo.” Mt. 3:17.

     Este mesmo texto é citado em: Mc. 1:11; Lc. 3:22; 9:35; II Pd. 1:17.

    “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele quem o Filho o quiser revelar.” Mt. 11:27.

    Os textos a seguir nos confirmam que Yeshúa, o Messias, é o único Filho de Deus Pai:

    Mt. 14:33; Mt. 16:16; 24:36; 27:43, 54; Mc. 3:11; 5:7; 15:39; Lc. 1:32; 4:41; 8:28; Jo. 1:34, 49; 3:16; 10:36; 11:4; 14:13; 19:7; At. 2:20; Ro. 1:4; Ro. 8:3, 29, 32; Gl. 4:4; Ef. 4:13; He. 10:29; He. 7:28; I Jo. 1:3; 3:8; 4:9, 15; 5:5, 12, 20.

      Yeshúa, O Messias, é estabelecido por Deus Pai: O Senhor nos céus e na terra:

     “Saiba pois com certeza, toda a casa de Israel que a esse mesmo Yeshúa (Jesus), a quem vós crucificastes, Deus o fez Adonai (Senhor) e Messias (Cristo).” At. 2:36.

     “Portanto, Deus o elevou ao lugar mais alto e lhe deu o nome acima de todo o nome, para que, em honra ao nome dado a Yeshúa, todo joelho se dobre no céu, na terra e debaixo da terra – e toda língua confesse (reconheça) que Yeshúa, o Messias, é Adonai (Senhor) – para a glória de Deus, o Pai.” Fp. 2:9-11.

     “Pois Ele porá todas as coisas em sujeição debaixo de seus pés. Mas, ao dizer que todas as coisas lhe foram sujeitas, é óbvio, que a palavra não inclui Deus, pois é Ele quem sujeita todas as coisas ao Messias. Quando todas as coisas tiverem sujeitas ao Filho, Ele mesmo se sujeitará a Deus (O Pai) que tudo lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” I Co. 15:27, 28.

     “Há um só Senhor.” Ef. 4:5.

    “Há um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas e por Ele nós também.” I Co. 8:6.

    Obs: O pronome plural primeira pessoa indica o Pai e o Filho, “nós”, são dois.

    O Filho é a imagem do Pai que o gerou. Ge. 1:26, 27.

    As expressões: “Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” Ge. 1:26.

    “Criou pois Deus, o homem a sua imagem.” Gl. 1:27.

     “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras aos nossos antepassados pelos profetas. Nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez também o mundo, sendo Ele o resplendor de sua glória e a expressa imagem do Seu Ser (expressão exata da essência de Deus) ou (a expressa imagem da sua pessoa) ou (e é a perfeita semelhança do próprio Deus), e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo Ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas. “ He. 1:1-3.

     “O qual é a imagem de Deus.” II Co. 4:4.

     Não é dito que Deus é a imagem de Yeshúa, O Messias, mas do Messias se diz: que Ele é a imagem de Deus, o Pai.

     João 1:1 – Versão grega:

     “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto a Deus, e Deus era a Palavra. E no princípio estava junto a Deus. (Ele estava no princípio junto à Deus).

    “O qual existindo em forma de Deus, não considerou como presa (de rapina) o ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de escravo em semelhança de seres humanos…” Fp. 6:8.

     Tradução de André Chouraqui:

     “No princípio, ele, o logos, e o logos ele, para Elohim, e o logos ele, Elohim. Ele no princípio por Elohim.” Jo. 1:1, 4.

     Nestes versículos temos o apóstolo João nos ensinando o seguinte:

    “Se é que eu posso dizer: No princípio do princípio, era Deus (o Pai), só existia Ele e mais ninguém. Assim, Ele gera outro ser na aparência igual a Ele, sua constituição, a sua essência é da mesma natureza, Ele o chama de Filho.”

    1ª) Deus Pai é o primeiro ser a existir na eternidade. Portanto Ele é o maior de todos e a origem de tudo.

    2ª) Ele (Deus o Pai) gerou o Filho.

    O que gera é maior do que o gerado.

    O que é dito nas Sagradas Escrituras, que o Filho por si mesmo não quis ser igual ao Seu Pai, apesar Dele ter a mesma natureza e constituição do Pai.

    Por sua obra realizada, o Pai constitui o Filho como Senhor e lhe dá todo o poder e autoridade nos céus e na terra. É necessário citar o texto bíblico: 

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ela estava no princípio com Deus.” Jo. 1:1, 2.

      No princípio, isto é, no começo, no início, na origem, antes de tudo, era a Palavra.

      A palavra é a comunicação de Deus, a expressão viva de Deus, o Pai. A Palavra, aqui, pode também significar: “O ser e o estar”, os verbos essenciais à vida.

       No início, antes de tudo, existia a Palavra e esta Palavra era Deus.

      O Filho estava no Pai e fazia parte Dele.

      Tudo isto implica em uma questão de tempo.

      O Filho (Yeshúa) ainda não existia como uma pessoa individual, independente, separada do Deus Pai. Mas Ele, como a Palavra, existia no seio, no interior, na vida do Pai.

      Portanto, assim a Palavra era Deus, pois fazia parte integral de Deus Pai, integrada à sua vida e a sua estrutura pessoal.

      Agora pense bem: De um momento para outro o Pai expele, dá origem ao Seu Filho que existia em suas essências espirituais no interior do Pai.

      É como se o Pai assoprasse algo de dentro de si mesmo para fora, e estas propriedades espirituais assopradas de dentro de si mesmo para fora, se tornasse um novo ser (gerado) igual ao Deus-Pai, em face ao próprio Deus. Embora ambos tivessem a mesma natureza da deidade. Jó 33:4.

      Sendo assim, agora o Filho gerado (pelo Pai) é de natureza igual ao Pai, mas é um Filho que tem a sua independência, separada do Pai, Ele (o Filho gerado) tem a sua vida própria, a sua personalidade individual própria, os seus pensamentos, decisões próprias, o seu livre arbítrio, etc…

       Agora existe dois seres reais com a mesma natureza, independente um do outro: o Pai (o gerador) e o outro, o Filho (o gerado).

      Yeshúa participou com o Pai da criação de todas as coisas, pois tanto estava no seio do Pai, como quando já tinha sido gerado, mesmo no projeto feito pelo Pai.

      Mas atenção: o título de: “Deus” ficou e permanece para sempre como exclusivamente somente ao Pai, pois Ele é a Origem de tudo, sendo o primeiro ser a existir. (Nós já vimos os textos bíblicos a este respeito).

        Portanto, Yeshúa é o Senhor estabelecido pelo Deus Pai. At. 2:36; Fil. 2:9-11.

       Nos é importantíssimo ver o tempo em Jo. 1:1, 2. O “Era” não é hoje, e o “estava” não quer dizer “está”.

      Pela pregação do Evangelho do Messias, Deus nos esclarece a respeito: “do Pai e do Filho”.

      Por que o Espírito Santo, não teve a mesma realidade de ser gerado pelo Pai? E por que isto?

      Para que entendamos que o Espírito Santo é o próprio Espírito de Deus e sempre será assim.

      O Pai ungiu o Filho com o Espírito Santo para sempre, e por isso o Espírito Santo tornou-se o Espírito de Yeshúa para todo o sempre.

      O Pai e o Filho são, pois concordes em todas as coisas, e tem os mesmos propósitos e objetivos, etc… E agem juntos para o mesmo fim. Atuam juntos como se fosse os dois uma só pessoa, unidos, mas agora na realidade são dois seres individuais.

       Veja: Jo. 10:30; 17:11, 20; 14:10.

       Os dois: o Pai e o Filho formam um só propósito: “a redenção do homem pecador, e a restauração de todas as coisas.”

       Este plano divino foi determinado por Deus em si mesmo, em sua mente e ser antes de Yeshúa ser gerado em Espírito na eternidade.

      Foi por causa do seu plano de Salvação que o Pai, gerou Yeshúa para que este o realizasse na plenitude dos tempos. Ga. 4:3-6.

      Por ter sido dado como “oferta pelos nossos pecados”, o Pai através de Seu Filho nos salva, e pelo Espírito Santo, este Messias glorioso nos é revelado. Jo. 14:26; 16: 13-15.

     O Filho de sua própria vontade, voluntariamente se entregou ao Pai para que este cumprisse no momento certo, o Seu Plano de Redenção em favor do homem pecador.

       Veja e medite: He. 10:7-10; Jo. 17:19; At. 8:32-35; Ro. 4:25; Ga. 1:4, 5; Isa. 53: 1-12. Amém!

      Agora caro internauta, leia e medite: Efésios 3:8-11; entendestes agora por que o Pai gerou Yeshúa, o nosso Senhor e Salvador? Amém!

      O vocábulo “Rô Lógos” do grego está em plena sintonia com o propósito de Deus para com o homem, se transmitindo a si mesmo pelo Seu Filho, a comunicação direta através de Seu Filho, e este, cheio de graça e de verdade.

      Deus nos fala pela Sua Palavra viva e poderosa a qual é o seu próprio Filho por Ele gerado antes de toda a criação visível e invisível.

      Segundo as Sagradas Escrituras, o Deus Pai criou todas as coisas pela Sua Palavra, isto é, através de Seu Filho. Cl. 1: 15, 16, 17.

      Tudo, tudo mesmo o que se pode saber sobre Deus está em Seu Filho, o Yeshúa, o Messias, portanto, as Sagradas Escrituras no-Lo apresenta sendo Ele a revelação plena do próprio Deus. Mt. 11:27, e agora pelo Espírito Santo. I Co. 1: 11, 12.

      Ele é a Palavra viva que nos transmite a unção de Deus, o Seu Pai e nos restaura plenamente.

     Até a sua vinda nesta terra em forma humana, Yeshúa ao longo da história de Israel apareceu de varias formas em favor de Israel: “Como o anjo do Senhor”. Ge. 32:24-30; Jui. 2:1; 6:11; 13:3; 9:13-25; II Sa. 24:16; I Co. 10: 4; Jo. 1:14.

      Ter Yeshúa, o Messias em seu coração é ter Deus, o Pai se comunicando ao nosso espírito. O Senhor Yeshúa é o único veículo de comunicação de Deus ao homem em sua plenitude espiritual.

      Deus, o Criador se dá, se faz sentir e traz a sua santa comunhão ao homem por meio de Seu Filho.

      Bendito seja Deus, que na eternidade pensou em nós e nos deu um canal vivo de comunhão através de Seu Filho gerado antes dos tempos eternos. Amém!

     “Eu e somente Eu, Sou o Senhor, não há outro Deus além de mim.” Isa. 45:5.

     Quando Deus o Pai, o Y.H.W.H diz: “Só Eu Sou Deus, antes de mim e depois de mim, nunca, jamais haverá outro Deus.”

      Ele está totalmente certo, só Ele é Deus!!!

      Na eternidade, antes que o mundo existisse já existiam o Filho e o Espírito Santo, pois este é o Espírito de Deus, o Eterno e faz parte Dele. Então Deus, o Pai, gerou o Filho e através Dele criou o mundo.

      Portanto, só Deus o Pai de fato é o único Deus, pois Ele é a origem de todas as coisas visíveis e invisíveis. Tudo proveio Dele e para Ele. Amém!

      “Saibam todos que eu sou Deus e não há outro Deus além de mim.”

      Para o Deus Eterno não existe trindade, veja que nem na matemática isto está certo.

      Veja: Deus + Deus + Deus = Deuses ou (três Deuses). Portanto, cada um deles é um Deus?

      Dai, existem três Deuses no individual? Não, não, não existem três Deuses, isto é idolatria, é doutrina falsa.

      Deus o Pai, nos diz: “Não terás outros Deuses diante de mim.” Ex. 20:3, 5.

      O importante é crer nas Escrituras e dizer o que o próprio Deus está nos dizendo. Amem!

     Saibamos: O Senhor é a verdade, a única verdade para todo o sempre. Amem.

    Deus o Pai nos diz: “Não terás outros Deuses diante de mim.” Ex. 20:3,5.

    Portanto: Deus e o Seu Filho Yeshua, o Messias são, o TUDO em todas as dimensões e está acima de todas as coisas do que há nos céus e na Terra e em todo lugar.

   Glória e louvor aos seus Nomes Santíssimos para todo o sempre. Amém, Aleluias!

    E, como diz a Igreja Católica Romana: Ela nos afirma que foi Ela que introduziu a doutrina da trindade no “cristianismo”.

      Veja no site: crerparaservir.com, a parte de: “Dicas da internet”. E, assim, a tua dúvida será tirada!!

     A palavra “Deus” significa: O auto-existir, o primeiro ser a existir, a origem de tudo, o criador de todas as coisas. Foi Ele que gerou o Seu único Filho: Yeshúa, o Messias, na Eternidade, no mundo espiritual, e depois o gerou humano no ventre de Mirian. Mt. 1:20, 21.

     E depois pela sua morte na cruz e a sua ressurreição, o Pai deu-lhe um corpo Espiritual e glorificado e O fez “Senhor”, nos céus e na terra, dando-lhe todo o poder existente. Mt.28:18.

     O Filho para todo o sempre ocupará o segundo lugar, à direita do trono de Deus, o Seu Pai.

     É importante notar-se que o verbo conjugado está no tempo: imperfeito do indicativo do presente. A ação se realizava no passado de forma não acabada.

O Espírito de Deus, o Espírito Santo nos dá a entender em I Corintios 10:4,5, que o Pai e o Filho se manisfestaram como pessoas distintas na condução de Israel no deserto.

“e todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam todos da mesma bebida espiritual porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era o Messias.

Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto.”

Eis que o Espírito de Deus nos testifica que nestes textos, mostrando –nos o Pai (Deus) e o Filho o Messias.

São duas pessoas existentes, e que operaram distintamente em favor dos Israelitas no deserto.

              O Espírito Santo

    O Espírito Santo é chamado na Bíblia de Espírito de Deus por que Ele é o Espírito de Deus. Ele é uma manifestação do próprio Deus, Ele tem a sua origem em Deus, Ele pertence a Deus e representa a vida de Deus em nós.

Esta expressão bíblica: “derramarei do meu Espírito” corresponde à: “E todos ficaram cheios do espírito Santo” At. 2:16,14,4.

     Neste momento Deus está em seu trono nos céus, mas Ele está presente em nós por seu Espírito. Aquele que não tem o Espírito Santo que procede de Deus morando em seu interior, não tem Deus, pois o Espírito Santo é parte de Deus, é Deus em nós.

      O Espírito Santo não é uma pessoa individual, separada de Deus, mas Ele é parte integral de Deus, Ele é o Espírito de Deus.

     Deus disse: “Derramarei do meu espírito sobre toda a carne.” At. 2:17.

    Eu tenho o meu espírito que é parte da minha vida. Deus tem o seu espírito, é o espírito de Deus.

     É este espírito que nos revela as coisas de Deus. O Espírito Santo é o espírito vivo de Deus.

     Nós temos um corpo de carne e temos um espírito de ordem espiritual. Deus é espírito (diferente de nós) e tem o seu espírito que é santo, porque Deus no Seu todo é santo.

     Segundo as Sagradas Escrituras, Deus é chamado de Pai dos Espíritos. Ele tem quantos espíritos quiser.

     Deus usa de seu espírito pessoal, Dele, para fazer a sua vontade, para agir, para fazer o que lhe apraz. O Espírito de Deus existe nele, é vivo, fala e se manifesta, realiza todo o querer de Deus.

     Nas Sagradas Escrituras são numerosos os textos nos quais Deus fala de seu Espírito, o Espírito Santo. Ele não tem nome próprio, pessoal ou particular porque Ele é o Espírito de Deus.

     A palavra espírito significa nome comum e a palavra santo é um adjetivo, que o qualifica e dá a sua origem divina.

    Devemos fazer atenção que o Espírito Santo é também chamado na Bíblia de Espírito de Yeshúa, Espírito do Messias, Espírito do Senhor e Espírito da Verdade, etc…

     Lemos na Bíblia: “Mas se alguém não tem o Espírito do Messias, esse tal não é Dele.” Ro. 8:9.

     “O Espírito do Senhor está sobre mim.” Lc. 4:18.

     “Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho que clama: Aba, Pai.” Gl. 4:6

     “E não entristeçais o Espírito de Deus.” Ef. 4:30.

     “O Espírito de Cristo que estava neles.” I Pd. 1:11.

     “Mas o Espírito de Yeshúa, (Jesus) não lho permitiu.” At. 16:7.

     É importante para o crente não inventar coisas estranhas e ir além do que já está escrito na Palavra de Deus. Este “zum zum zum”, estas coisas que se dizem sobre isto ou aquilo de Deus… é bom tomar cuidado.

     “Quem faz isto não tem nem o Pai e nem o Filho.” II Jo. 9:10.

      Preste atenção agora:

    “Batizado que foi Jesus, sai logo da água e eis que lhe abriram os céus e viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo sobre ele, e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo.” Mt. 3:17.

     Estes dois textos de Mateus são repetidos por Marcos, Lucas e João.

     O Evangelista Marcos repete Mateus e cita: “O Espírito.” Mc. 1:10.

     Lucas confirma o texto de Mateus e cita: “O Espírito.” Lc. 3:22.

     João traz um detalhe a mais: “Eu não o conhecia, mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito e sobre Ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo.” Jo. 1:33.

     A pomba ou em forma de pomba é para João identificar o Messias. “E João deu testemunho dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.” Jo 1:32.

     Aqui segundo os testemunhos dos quatro evangelhos, vemos que “em forma de pomba” é uma manifestação do Espírito Santo, isto é do Espírito do próprio Deus. Portanto, não há nenhuma menção ou evidência de três pessoas distintas e nem de trindade.

     Há sim somente, claramente a citação de duas pessoas: Deus o Pai e Yeshúa, o Seu Filho único. Pelo seu Espírito o Y.H.W.H fala e traz como sinal messiânico a pomba.

     Porque as pessoas querem que o Espírito Santo seja uma pessoa como o Pai e o Filho são? Isto é um pensamento diabólico!

     Como já dissemos e provamos o Espírito Santo é o Espírito de Deus.

     Paulo, o apóstolo nos ensina: “Pois qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus ninguém as compreendeu senão o Espírito de Deus.” I Co. 2:11.

     Portanto, o Espírito Santo é o Espírito de Deus, Ele é vivo, faz a vontade do Pai e do Filho, tem atributos do Pai e do Filho, fala, se locomove e faz toda a obra de Deus e Yeshúa, porque Ele é um mesmo Espírito, o Espírito do Pai e do Filho. Ele não age por conta própria: “Não falará por si mesmo.” Jo. 16:13.

     Ele glorificará o Senhor Yeshúa, O Messias e automaticamente o Pai também será glorificado.

Veja bem o sentido das Escrituras: “ Mas Estevão, cheio do Espírito Santo…” At.7:55; e “Mas, enchei-vos do Espírito Santo”. Ef. 5:18 e “derramarei do meu Espirito”. At. 2:17; e tantos outros versos bíblicos nos mostram que se o Espírito Santo fosse uma terceira pessoa distinta e com sua personalidade própria como tem o Pai e o Filho se usaria outras palavras, principalmente como “Presença”, etc…

Mas aleluias, o Espirito Santo é o Espírito do Pai e do seu Filho, o Messias. Amem!

     Vemos no final de Apocalipse que o Pai e o Filho, estarão para sempre no trono e Deus habitará com os homens na glória. E o Espírito Santo? Ele estará em Deus, pois é o Espírito do Pai e do Filho!

     O Espírito Santo nas Escrituras Sagradas é chamado de: O Espírito de Deus o Pai, o Eterno e o Espírito de Seu Filho, Yeshúa o Messias.

  1. No velho testamento, cito alguns textos a este respeito: Ge. 6:3; Nee. 9:30; Is. 63:10; Ge. 41:38; Ex. 31:3; Nu. 27:18; Jz. 13:25; 14:6; Isa. 10:10; 11:6; 16:13; 19:20; Jo. 33:4; Sl. 51:11; 139:7; 143:10; Is. 11:2; 32:15; 40:13; 42:1; 61:1; Ez. 8:3; 11:5; 36:27; 37:14; Jl. 2:28; Miq. 2:7; 3:8; Ag. 2:5; Zc. 4:6.
  1. No Novo Testamento cito também alguns textos a este respeito: Fp. 1:19; Mt. 1:18; 3:11; 3:16; 4:1; 12:18, 28; Jo. 14:26; At. 1:2, 5; 2:17, 23; 4:8, 31; 5:32; 9:31; 10:38; 10:44; 13:2; 16:6, 7; Ro. 5:5; 8:9; 8:14; 15:19; I Co. 2:10-14; 3:16; 7:40; Ef. 4:4, 30; Ts. 4:8; I Pd. 1:11, 12; I Jo. 4:2, 13; Veja em sua chave bíblica a palavra: Espírito Santo e leia as referências.

      Há um fato ocorrido a mais ou menos (20) vinte anos depois que Yeshua o Messias ordenou a seus discípulos em Seu Nome, de pregarem o seu Evangelho: “o ide”

       Veja: “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo atravessado as regiões altas, chegou a Éfeso e achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?        Responderam –lhe eles: Não, nós nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.

Tornou-lhes ele: em que fostes batizado então? E eles disseram: no batismo de João. Mas Paulo respondeu: Joao administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Yeshua.

        Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Yeshua (o Messias). Havendo lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espirito Santo, e falaram em línguas e profetizaram. E eram ao todo uns doze homens.” At. 19:1-7.

Comentários:

Nos parece que estes 12 discípulos eram judeus.

Se estes homens receberam o batismo ministrado por Joao, e por eles criam no futuro Messias, o Yeshua – verso 4.

Quem ouve falar no Messias, ouve falar de Deus o Pai que o enviou. Não é mesmo?

Vê-se que a doutrina da trindade é babilônica pois traz confusão. Tais discípulos não demonstram nenhuma crença da trindade. Eles nem sabiam do Espírito Santo. Na pregação do Evangelho de Yeshua jamais pregou-se que havia um Deus em três pessoas distintas, isto é a trindade.

Eles pregavam o Senhor o único Deus, o Pai e o Senhor Yeshua o seu enviado.

Paulo os batiza em Nome da trindade é falso e é contrario às Sagradas Escrituras, e assim sendo, torna-se pecado.

Veja: que apostolo não diz que o Espirito Santo é Deus. Como já sabemos, o Espirito Santo, é o Espírito de nosso Deus o Eterno Y.H.W.H.

Paulo lhes impõem as mãos, e eles recebem os dons do Espirito Santo, falam em línguas sobrenaturais e profetizam, e isto é para nós hoje também. Amem.

    Devo dizer aqui que escrevi esta mensagem no temor do Senhor com muitas lagrimas perante o Senhor, e manifestações de línguas pelo Espirito Santo e sua mensagem profética.

    O Espírito Santo me evidenciou que se eu escrevesse esta mensagem no 4º século depois de Cristo, eu seria queimado vivo e chamado de herege pela Igreja apóstata de Roma.

Mas hoje seria criticado por muitos ditos crentes gratuitamente por sua ignorância da Escrituras Sagradas.

     Vejo a necessidade de muitas orações por eles.

    Veja o histórico: I Jo. 5: 7, 8: Ele Está acrescido: “Porque há três que testemunham (no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo, e esses três são um só e há três que testemunham sobre a terra): o Espírito, a água e o sangue e esses três são um só.” I Jo. 5:7, 8.

    Nas mais antigas versões da vulgata latina não existiam os textos entre parênteses, nem nos textos do grego. Era uma glosa marginal que se introduziu posteriormente no texto.

     Hoje já foi retirado das versões bíblicas. Os pentecostais fizeram doutrina em cima destes textos adulterados…

    Há algumas semelhanças com Mt. 28:19. (A adulteração do texto)

    Deus não é um nome.

    Deus indica uma posição, título.

    Deus indica uma natureza.

    Deus indica uma liderança, uma primazia.

    Deus indica propriedades: Onipotente (criador de todas as espécies de vida visíveis e invisíveis), Onisciente, Onipresente (só Ele tem tais atributos).

    Deus indica o Pai dos Pais (a substancia geradora é dele)

    O onipotente: Deu indica o Ser supremo, Soberano e Absoluto, tem todo o poder existente e toda a autoridade nos mundos existentes: o visível e o invisível.

    Ele dá também esta autoridade ao Seu Filho.

    Deus: se refere a pessoa dele, pois cita os pronomes pessoas: Eu, à mim, comigo e etc…

    Os nomes: Adonai, Elohim, o Eterno, o Y.H.W.H > O Rá Shém (o nome).

    (Yude Rê Vav Rê)

    Yeshúa: Y.H.W.H salva ou Y.H.W.H é a salvação.

                 Vosso irmão no amor de Yeshúa, O Messias. Sl. 133.

                                                                                    E. C. Navarro.