Este conselho tem respaldo Bíblico para existir e funcionar?                       

 Não, não, jamais, nunca!!!         

      O Deus Santo, Santo, Santo abomina tal prática criada por homens insensatos e carnais. Passo agora a explicar este assunto de forma clara e direta do que nos ensina as Sagradas Escrituras e seus exemplos.           

  Caro internauta, tu já ouviste falar desta expressão popular: “Tapar o Sol com uma peneira?” Pois é exatamente isso mesmo que tais pastores denominacionais, protestantes, evangélicos e pentecostais, e outros estão fazendo hoje.      

Assim, eles todos se recusam a obedecer ao mandamento de Yeshúa, o Messias, inventando hipocritamente este tal de “Conselho…”, que é uma obra da carne, enganando sutilmente os membros de suas seitas que eles chamam de Igrejas X ou Y…          

 Veremos agora, o que as Sagradas Escrituras nos ensinam a respeito desta prática denominacional.      

        Vejamos: “E de Mileto, Shaúl mandou chamar (convocar) os presbíteros da Congregação (igreja) de Éfeso. Quando chegaram, ele lhes disse: …” At. 20:17, 18.                                              

      1) Em primeiro lugar devemos entender que o texto nos fala de: “Éfeso.” Éfeso era uma cidade, um município, uma localidade.

      Isto deve ficar bem entendido: Éfeso era uma localidade. Exemplo prático: a cidade de Jerusalém, a cidade de Antioquia, a cidade de Corinto, etc.

      É como hoje: Cada cidade é independente uma da outra, tem o seu prefeito (o governo local) e tem os seus conselheiros locais: Os vereadores, etc. Os moradores locais escolhem os seus políticos locais.

      2) A cidade só tem uma única e mesma igreja local, do município. Uma unidade significa um = 1, uma =1.

      Mesmo que cada igreja do Senhor tenha X membros (coletivo), em cada município, (ela) forma um só e mesmo corpo local.

      O apóstolo Shaúl, segundo diz o texto das Escrituras, não convocou os presbíteros da metade da igreja de Éfeso, nem uns, ou alguns, ou a maioria da igreja, da Igreja de Éfeso. Nem tampouco, ele convocou as igrejas de Éfeso.

      Ele diz: Da Igreja de Éfeso. Assim está certo, pois Éfeso só tinha uma Igreja!

      Veja bem, o que as Escrituras dizem que em princípio, na prática, todos os apóstolos e evangelizadores só estabeleciam uma única e mesma igreja em cada cidade. Não importava a população dos municípios, cada cidade só tinha uma única e mesma igreja.

      “E, todos os dias, acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” At. 2:47

     “… a igreja que estava em Jerusalém.” At. 8:1.

     “A igreja de Deus que está em Corinto.” I Co. 1:2.

     “… a igreja de Deus, que está em Corinto.” II Cor. 1:1, confirma a primeira Epístola.

     “… aos Santos que estão em Éfeso e fieis em Yeshúa, o Messias.” Ef. 1:1.

     “E, quando chegaram e reuniram a igreja.” At. 14:27, esta igreja era a de Jerusalém.

     “Então pareceu bem aos apóstolos e presbíteros, com toda a igreja.” At. 15:22.

     “A igreja dos tessalonicenses…” I Tess. 1:1.

     “A igreja dos tessalonicenses…” II Tess. 1:1.

     “Tenho escrito à igreja…” III Jo. 1:9.

      Quando a palavra “igreja” vem no plural com o artigo definido plural, é porque ele está se referindo a uma província com várias cidades e em cada cidade havia uma só igreja no município.

      “João, as sete igrejas que estão na Ásia.” Ap. 1:4.

      Veja: Ap. 1:11, 20.

       Agora veja: “… da igreja que está em Éfeso.” Ap. 2:1; e assim por diante, veja: Ap. 2:8, 12, 18; 3:1, 7, 14.

     “Assim, pois as igrejas em toda a Judéia e Galiléia e Samaria…” At. 9:31.

     São muitos os textos bíblicos que falam da congregação (Igreja) do Senhor Yeshúa, o Messias, e todas confirmam que em cada cidade só existia uma única igreja local. Sem dúvida este princípio foi obra do Espírito Santo.

      Amém, Amém, Glória ao Pai e ao Filho para sempre!!!

      Veja: Na igreja de Antioquia, como era em todas as cidades: existia uma só e mesma igreja local.

      Barnabé busca a Shaúl (Paulo) e o conduz a Antioquia.

      Veja: “E sucedeu que todo um ano, se reuniram naquela igreja…” At. 11:25, 26.

      Note-se que Barnabé e Paulo não fundaram em Antioquia outro grupo de crentes, e eles não o fizeram isto porque é pecado, é pecado abominável haver mais de uma igreja em cada cidade.

     Não se pode dividir o povo de Deus na localidade. Isto significa afrontar diretamente o Senhor Yeshúa o Messias, é ferir o Messias em rebelião contra o Deus, Seu Pai.

       Aqui não cabem pensamentos, opiniões e a vontade humana, mas, sim, o obedecer toda a Palavra de nosso Senhor:

      “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” Jo. 14:15 e “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” Jo. 15:14 e “E, por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?” Lc. 6:46.

      O Apóstolo Paulo nos dá o Exemplo: Ele se ajunta à igreja que já existia em Antioquia. E é nesta igreja que Ele e Barnabé recebem uma chamada especial do Messias:

     “E, servindo ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

      E assim, estes enviados pelo Espírito Santo, desceram a…” At. 13:2-4.

      E assim, em seus trabalhos dirigidos pelo Espírito Santo, eles estabeleceram uma só igreja local nas cidades que evangelizaram.

      Veja o testemunho de Paulo:

     “E deste modo, esforçando-me por anunciar o evangelho, não onde o nome do Messias houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio.” Ro. 15:20.

       Aí temos a prova de uma só igreja por cidade, e não há exceção a esta regra! Amém.

      Todos os salvos, eu digo o que a Palavra de Deus nos diz: Todos os salvos no Messias, devem viver unidos na comunhão plena do Espírito Santo, em cada cidade.

       Todos os irmãos no Messias devem formam um só corpo local, o Corpo do Senhor Yeshúa o Messias, e na mesma comunhão sem exceção alguma.

       Ninguém pode julgar o seu irmão pelas obras da carne, a não ser, o que Deus nos diz!

      Veja: “Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é do Messias, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é do Messias, também nós do Messias, somos.” II Co. 10:7.

       Saiba que naquele tempo não havia denominações como nós as temos neste cristianismo falso de hoje. A divisão entre os irmãos na localidade era tratada como ela é: um pecado abominável contra o Senhor Yeshúa e o Seu Pai, o YAHWEH (se pronuncia o Yárrué), o Todo-Poderoso. Amém!

       Aonde não há o amor de Deus, não há comunhão e nem unidade, mas, reina a Morte. Veja: “Qualquer um que não ama a seu irmão permanece na morte.” I Jo. 3:14, veja o contexto.

      Glórias a Deus que até agora o Espírito de Deus nos tem guiado em toda a verdade, a qual é o Messias em nós. Amém, amém!

     Caro internauta, as obras denominacionais Protestantes, Evangélicas e Pentecostais, originaram-se da Igreja Católica Apostólica Romana, esta se intitula a mãe, a origem das demais igrejas cristãs.

      O cordão umbilical delas é a doutrina, o dogma Católico da Santíssima Trindade, isto é: Um Deus em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

       O Papa Bento XVI, em seu livro: Introdução ao Cristianismo, publicado em 1968 em alemão nos afirma que o dogma da Santíssima Trindade foi criação da igreja de Roma e pela mesma foi introduzida no Cristianismo.

       Depois este livro foi traduzido em várias línguas com cortes, omitindo o que o Papa Bento XVI, o cardeal Joseph Ratzinger afirmara. Por tais afirmações Papais, criou-se que todas as igrejas que praticam a D. Trindade, também pertencem a Igreja Católica Apostólica Romana, embora no momento estejam distanciadas da mãe, a igreja de Roma.

       Em mensagens anteriores a esta, eu expliquei de forma clara e direta os pecados que as denominações impõem aos seus crentes vinculados, pelas suas desobediências da Palavra de Deus.

      Sobre o Conselho de Pastores denominacionais que eu assisti, fiquei surpreso pelo que vi: falta de unidade e muita falta de confiança de uns para com os outros.

       Ouvi de alguns: “Não devemos envolver as nossas igrejas com nossa reunião de pastores, etc. Cada pastor cuida de sua igreja sem interferências de terceiros, e continua a fazer o que está fazendo até hoje!

      Cada uma de nossas igrejas tem as suas particularidades, a sua organização, doutrinas, etc. Respeitamos o trabalho de cada um de nós, na direção de sua igreja.”

      Pelo que notei, este conselho é para representar e reivindicar os direitos dos Evangélicos locais face a administração local da cidade.

      Agora, eu penso que este tal de Conselho de Pastores é incapaz de solucionar os problemas espirituais graves das igrejas locais e fazê-las aceitarem a Palavra de Deus, de se arrependerem dos seus pecados, de divisões, preconceitos, e da prática das obras carnais, e de insubmissão ao propósito do Senhor Yeshúa, o Messias, o Senhor de Sua igreja.

      Esta herança católica e este falso cristianismo com as suas seitas estão impedindo as pessoas de conhecerem a verdadeira e única igreja local e universal, a congregação do Senhor Yeshúa, o Messias.

      A palavra grega: “igreja” vem da Septuaginta, da palavra hebraica: a “quahal” isto é, a congregação, a assembléia, o ajuntamento, a reunião, etc… Dos santos em qualquer lugar.

     Ela não significa corretamente o sentido de “quahal”.

     Lamento muito, que o Conselho dos Pastores denominacionais ainda continua cego e não vê a verdadeira natureza e nem o sentido espiritual da congregação local do Senhor Yeshúa, o Messias.

     Devemos ter consciência no Messias, de Seu Novo Mandamento, o qual é desde o princípio no Pai:

     “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vós amardes uns aos outros.” Jo. 13:34, 35.

       Aquele que cumpre estas palavras, jamais, nunca, se dividirá, terá preconceitos com os irmãos locais, mas será uma só e mesma igreja, com um só e mesmo ministério desta igreja na cidade.

      Segundo a Palavra de Deus, há uma só igreja local com um só e mesmo ministério local.

      Veja: “Paulo e Timóteo, servos de Yeshúa, o Messias, a todos os santos no Messias, Yeshúa, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos.” Fp. 1:1.

      Aqui com os irmãos, os bispos e diáconos, têm a igreja em Filipo, cidade grega.

     “Aos santos, os irmãos no Messias que estão em Colossos…” Cl. 1:2.

      Por causa das denominações protestantes, evangélicas, pentecostais e outras, seria impraticável a saudação e a benção apostólica conforme temos acima escrito.

      “Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja… A graça de Nosso Senhor Yeshúa, seja com todos vós.” Ro. 16:23, 24.

      “A graça do Senhor Yeshúa, o Messias seja convosco.” I Co. 16:23, 24; e II Co. 13:11-13; Ef. 6:23, 24.

      “Quem o ama, obedece a sua Palavra.” Fl. 4:21; Cl. 4:16, 16, 18; Tes. 5:26-28; II Tes. 3:16-18; Ga. 4:21,23; Fi. 1:21, 25; He. 13:25; I Pd. 5:14; II Pd. 3:17, 18; I Jo. 5:12, 13; III Jo. 1:15; “Pelo seu NOME.” Ap. 22:21.

       Se a congregação (a igreja) vive a Palavra de Deus, formando um só corpo, o corpo do Messias local em cada cidade, estas saudações apostólicas se cumprem nela, todos os irmãos desta maneira estão em obediência ao plano de Deus e formam uma única e mesma Igreja local, unida e em total comunhão no Espírito Santo.

       Há pastores que jamais deixarão a prática denominacional por razão financeira e de status social na igreja. Eles manipulam a parte financeira e praticam as obras dos nicolaítas. Veja: Ap. 2:6; isto é, comandam as igrejas pelo seu ego carnal, unilateral e agem como se fossem os donos absolutos de suas seitas, as quais chamam cegamente de igrejas…

      Em mensagens anteriores, eu, pela misericórdia de nosso Deus já expliquei o que é a congregação do Senhor e como ela deve funcionar.

      Tudo o que falo está escrito nas Sagradas Escrituras, como também tive mais de 50 anos como pastor denominacional, e assim tenho experiência para falar deste assunto.

      Cada um de nós responderá perante o Senhor!

      Veja: II Co. 5:10; Ap. 22:12; Mt. 5:14.

      O viver na verdade:

      Vejamos:

     “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis TUDO o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto.

      E assim sereis meus discípulos.” Jo. 15:7, 8.

      O texto nos ensina:

      a) A comunhão com o Senhor: “Se vos estiverdes em mim.”

     b) A obediência: “E se as minhas palavras estiverem em vós.”

    c) A benção completa: “E eu vos digo que TUDO quando pedirdes.”

    d) O milagre da promessa: “E, vos será feito.” Jo. 15:7, 8.

     Estes textos complementam Jo. 16:23 : “Na verdade, na verdade vos digo, que TUDO quanto pedirdes a meu Pai, em MEU NOME, Ele vo-lo há de dar.”

      Estas promessas do Senhor Yeshúa, o Messias estão garantidas aos seus santos e fieis discípulos pela morte e ressurreição do Filho de Deus, o Senhor da sua congregação: Yeshúa, o Messias.

      Palavras do Messias: Jo. 9:31, nós o sabemos também.

      Amados líderes denominacionais, salvem-se, e aos membros de vossas seitas, abandonem “o pecado denominacional”, arrependam-se, peçam o perdão ao Senhor da Igreja de Deus, o Pai, e todos vós estareis no propósito de Deus, no Messias e o Senhor vos conduzirá pelo seu Espírito.

      E, eu humildemente vos peço, façam o que o Senhor vos ordena e sereis uma benção para todos os que são de Deus.

     Eu agradeço o Senhor por esta oportunidade de escrever estas palavras de vida a Congregação santa do Senhor Yeshúa, o Mashiach. Saúdo-vos no amor do Mashiach (Messias). Sl. 133.

                                                                               E. C. Navarro.