Esta pergunta deve ser feita nos três tempos da vida: quem era, quem é e quem será? “Passado, presente e futuro.”
Veja nas Sagradas Escrituras à resposta: “Yeshúa, o Messias é o mesmo ontem, hoje e eternamente.” He. 13:8.
Vejamos agora os seguintes pontos sobre Yeshúa, o Messias, o Filho de Deus:
1) A Sua existência:
Nós afirmamos pelas Escrituras Sagradas, que o Senhor Yeshúa, o Messias é Eterno. Ele passou a existir desde o momento em que Deus, o Y.H.W.H passou a existir.
Como nos sugere o texto sagrado: Ele estava em Deus, e fazia parte da vida do Eterno, o Pai e era, portanto Deus em Deus.
Veja:
“No princípio era a Palavra, e a Palavra era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas vieram à existência por meio dela, e sem ela, nada do que foi feito veio a existir.” Jo. 1:1-3.
Entendemos que no princípio do princípio, só existia a Deus Pai. O Filho existia Nele!!!
Dentro dele, de Sua vida, entranhas, em Seu interior, Nele! Em Sua mente e propósitos!!!
No princípio do princípio, o Deus Pai gerou o Seu Filho, em Estado Espiritual tal como a natureza em si do Pai que é Espírito.
Uma vez gerado, o Filho passou a ter a sua própria personalidade, mas, em tudo semelhante a Seu Pai: forma, D.N.A, aspectos, essências, espírito, etc.
Então, como eu digo: No princípio do princípio só existia o Pai (o gerador) e o Seu Filho (o gerado) e nada mais.
Vemos o detalhe: “Que, sendo (o Filho gerado) em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.” Fp. 2:6.
Portanto, no sentido exato e único, lógico só o Deus Pai (o gerador) possui por exclusividade o título de: Deus.
Deus = a origem de todas as coisas visíveis e invisíveis, de toda a vida, inclusive Yeshúa o Seu Filho amado.
Todo o poder máximo existente pertence só a Deus, o Pai.
2º) O Filho participa da criação de todas as coisas:
Vejas nas Escrituras:
“No princípio, Deus criou os céus e a terra.” Gê. 1:1.
“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feito por mãos de homens.” At. 17:24; At. 7:48.
As denominações evangélicas ainda não entenderam que Deus não habita em templos construídos por homens e quem fizer isto (construir templos), é pecado e idolatria.
Os textos nos afirmam que Deus criou os céus e a terra.
Textos do assunto: Jo. 17:5, 24.
Nas Sagradas Escrituras, vemos que o Filho Yeshúa participa junto com o Pai na criação de todas as coisas.
Veja:
“Porque Nele (Yeshúa) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele.
E Ele é, antes de todas as coisas , e todas as coisas subsistem por Ele. E, Ele é a cabeça do corpo, da Igreja, é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude Nele habitasse.” Cl. 1:16-19; He. 1:1-14.
3º) O Projeto eterno no Yeshúa, o Messias:
Na sua presciência Eterna, o Eterno, o Y.H.W.H, o Y.A.H.W.E.H (se pronuncia: IARRUÉ) estabeleceu em seu único Filho por Ele gerado e amado Yeshúa, a recuperação das conseqüências do pecado tanto nos céus como na terra.
Veja: “Deus em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o (Seu) plano secreto que tinha decidido realizar por meio do Messias (o Mashiar).
Esse plano é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade do Mashiar (o Messias), tudo o que existe no céu e na terra. Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Y.A.H.W.E.H (de Deus).
De acordo com a sua vontade e com aquilo que Ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio de nossa união com Yeshúa, o Messias.
“Portanto, digo que nós, que fomos os primeiros a por a nossa esperança em Yeshúa, o Messias, louvemos a glória de Deus.” Ef. 1-9-12.
“E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou. Para que agora pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.
Segundo o eterno propósito que fez em Yeshúa, o Messias, o nosso Senhor. No qual temos ousadia e acesso com confiança pela nossa fé Nele.” Ef. 3:9-12.
E, ainda:
“De fato, de acordo com a lei, quase tudo é purificado com sangue. E, não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados.
Essas coisas que eram cópias das realidades celestiais deviam ser purificadas desse modo, mas as próprias coisas celestiais exigem sacrifícios bem melhores.
“O Yeshúa, o Messias não entrou em um lugar feito por seres humanos, que é a cópia do verdadeiro lugar. Ele entrou no próprio céu, onde agora aparece na presença de Deus para pedir em nosso favor.” He. 9:22-24.
Leia todos os capítulos por inteiro, 9 e 10 de Hebreus. O sacrifício de Yeshúa como oferta para a nossa remissão (o perdão) de nossos pecados perante Deus, é superior aos sacrifícios de animais que apontavam para o Messias.
Pela sua morte ressurreição, o Messias nos reconcilia: “O homem com Deus.”
Veja: He. 10:14-25; II Co. 5:17-21.
Embora o pecado tenha se originou no céu, Satanás o trouxe para a terra. O sacrifício do Messias purificou e resgatou todas as coisas celestiais e terrestres.
Veja: “Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do Diabo.” I Jo. 3:8.
E: “Mas agora, na consumação dos séculos uma vez se manifestou para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.” He. 9:26.
4º) O nascimento de Yeshúa, feito homem!
Yeshúa, o Mashiar se fez homem, Ele se tornou um homem igual aos descendentes de Adão e Eva.
Vejamos o que as Sagradas Escrituras nos afirmam a este respeito.
“E, a Palavra se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” Jo. 1:14.
Veja: “Visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele (o Filho de Deus) participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, o diabo. E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a eternidade sujeitos à servidão.” He. 2:14, 15.
Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote, naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
“Porque naquilo que Ele mesmo sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” He. 2:17, 18.
“Mas Ele (Yeshúa) renunciou a si mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado em forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” Fp. 2:7, 8.
No Evangelho segundo Lucas, Yeshúa o Messias nos é apresentado como o “Filho do Homem.”
Ele tornou-se membro da raça humana, um homem legítimo. Mas com uma diferença: “Ele nunca pecou, nem injustiça alguma se encontrou em sua boca.”
Ele sempre fez o bem, nunca mentiu, ele sempre cumpriu a Palavra de Seu Pai, o Y.A.H.W.E.H. Ele sempre foi, é e será sempre: Santo, Santo e Santo como o Seu Pai, o Eterno é. Amém!
Ele como homem, viveu e preencheu todos os requisitos espirituais e materiais dados por seu Pai, o Eterno.
Yeshúa amou todos os humanos, e deu a sua vida como oferta pelo resgate da humanidade. Ele se importou pela vida dos animais e de todo o meio ambiente.
Veja com atenção: Rom. 8:18-25.
Bendito seja o Senhor, o nosso Deus por tais promessas gloriosas, que em breve serão realidade. Amém!
O Senhor Yeshúa, o Mashiach achado como o verdadeiro homem, assim é descrito pelo profeta Isaías há uns 700 anos antes dele nascer:
“Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores e experimentado nos trabalhos, e, como um (homem) de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizemos dele caso algum.” Isa. 53:3.
É inacreditável, mas é a pura realidade em todos os sentidos: Yeshúa, o Messias, o Filho de Deus, Ele quem criou todas as coisas junto com o Seu Pai, e quem também era e é Santíssimo e TODO-Poderoso, e por amor ao homem (homens pecadores, ignorantes e prepotentes), aceitou voluntariamente passar por sofrimentos atrozes, cruéis e indescritíveis em linguagens humanas, como nos diz o texto Sagrado:
“Mas Ele foi ferido (foi angustiante) pelas nossas transgressões e MOÍDO pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras (dolorosas ao extremo) fomos sarados.” Isa. 53:5.
Veja ainda o que é dito: “Todavia ao Senhor (o Y.A.H.W.E.H) agradou MOÊ-LO, fazendo-o enfermar…” Isa. 53:10.
Eu me emocionei muito por ver aqui o caráter santo de meu Senhor Yeshúa me ser revelado pelo Espírito, como se diz: “Yeshúa foi e é um caráter de um homem de fibra, sério, de honra e de decência até as últimas conseqüências, a sua morte, bendita morte, pelos meus pecados e como disse o nosso irmão Yochanan (João): E “Pelos pecados de todo o mundo.” I Jo. 2:1, 2.
Portanto, Yeshúa o Machiar como: “O Filho do Homem”, Ele é o exemplo perfeito e atual para todos os homens que desejam ser: verdadeiros, justos, irrepreensíveis, perfeitos e sinceros filhos de Deus nesta geração. Veja: Fp. 2:15.
Yeshúa sofreu tudo com dignidade exemplar, além de Sua Santidade, lembre-se de que Ele tinha grande poder e após a sua ressurreição e glorificação, Ele recebeu de seu Pai “todo o Poder (o Poder máximo existente), nos céus e na terra”, o Seu Pai fez dele o único ser existente nos céus e na terra, “O TODO-PODEROSO.” Mt. 28:18.
Portanto, assim, “O SEU NOME também TEM TODO O PODER.” Amém!
Com um nome assim: “TODO-PODEROSO” só nos basta crermos, e tudo acontece…
Veja: “E Yeshúa disse-lhe: Se tu podes crer, TUDO é possível ao que crê.” Mc. 9:23.
4º) O Seu nascimento:
É importante sabermos que o Senhor Yeshúa foi gerado no interior (útero) de MÍRIAN por obra do Espírito de Deus, o YAHWEH, o Eterno.
Vejamos os textos sagrados:
“E, projetando ele (José) isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.
E, dará à luz a um filho e chamarás o seu nome Yeshúa, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados. E, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-Lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.” Mt. 1:20-23.
Tudo o que aconteceu, foi uma intervenção de Deus na humanidade. Eu não me admiro deste milagre divino, pois para Deus, todas as coisas são possíveis. Amém.
Lembrei-me das palavras de Jó: “Então respondeu Jó ao Senhor (o Eterno), e disse: Bem sei eu que TUDO PODES, e que nenhum dos teus (pensamentos, propósitos), pode ser impedido.” Jó 42:1, 2.
Veja também a pergunta dos anjos a Abraão e Sara:
“Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor?” Gê. 18:14.
Veja o contexto e veja a resposta do Deus vivo e misericordioso: Ge. 21:1-3.
Tenhamos fé Nele, pois Ele é o mesmo e fiel, para sempre. Amém!!!
Veja também: Mt. 19:26; Lc. 1:37; 18:27. É bom ler Lc. 1:26; 2:38.
Nota importante e esclarecedora:
Dizer ou afirmar que: “Maria é mãe de Deus”, é uma blasfêmia, heresia e uma mentira! Nós sabemos pelas Sagradas Escrituras que Deus não tem mãe!
Deus é o criador de todas as coisas, Ele é que criou a vida, inclusive Ele criou o homem!
O título de Deus é dado somente ao Pai, o Y.A.H.W.E.H.
A palavra: Deus significa a ORIGEM de todas as coisas.
Este título é dado somente ao Deus, o Pai, o Y.H.W.H.
Maria foi a mãe de Yeshúa feito homem, Ele teve uma curta passagem nesta terra: 33 anos.
Esta época de sua vida foi passageira, e após a sua morte e ressurreição, Ele foi glorificado por Seu Pai, e o Pai o torna o Todo-Poderoso, o Messias: O único Salvador da humanidade: Judeus e Gentios. Amém!
Veja e entenda: II Co. 5:16, 17; Mt. 28:18-20.
Eu agradeço ao Senhor, o YAHWEH por me permitir escrever esta mensagem a sua igreja santa e gloriosa, a qual é o corpo de Yeshúa, o Mashiar em cada localidade, unidos em unidade.
Orem sempre por mim e intercedam em favor de meu ministério que recebi do Senhor.
Eu vos saúdo em o NOME TODO-PODEROSO do Senhor Yeshúa, o Mashiach. Sl. 133.
E. C. Navarro.