Palavras do Senhor Yeshúa o Messias: “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” Jo. 8:32.
Mais adiante o Senhor Yeshúa, o Messias disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo. 14:6. E termina dizendo: “Se, pois o Filho (Yeshúa, o Messias) vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Jo. 8:36.
Isso que eu vos digo agora é a pura verdade, e ninguém pode afirmar o contrário. Isso é uma prática universal, isto é, todo o mundo faz o mesmo, com raríssima exceção.
Por isso que o Espírito Santo, o Espírito do Senhor, o Y.H.W.H, convence o homem pecador de seu pecado e de seu estado pessoal espiritual diante da Revelação Divina da Santidade (Santo, Santo, Santo) de Deus, e o toca totalmente em seu ser interior, levando-o na sua conversão a se render ao NOME do Todo Poderoso de Yeshúa, o Messias, o único e suficiente Salvador de todos os homens sem exceção alguma.
Este processo único acontece em segredo, é um fato pessoal entre o pecador e Deus, sem a interferência de terceiros, salvo pela obra do Espírito Santo, o Espírito de Deus que atua poderosamente na mente e no espírito do homem.
Este ato de conversão se desenrola somente envolvendo o pecador e Deus, os tratos, a aliança espiritual, são feitas entre ambos e são seladas pelo Espírito Santo espiritualmente. A sua vida deve ser mantida como propriedade exclusiva só de seu Deus salvador, só Ele pode usá-la sempre segundo a Sua vontade.
Quão grande passa a ser a responsabilidade do pecador arrependido junto ao Deus que o salvou. A sua vida agora passa a ser só de Deus, com total exclusividade e domínio. Ele passa a viver com a consciência deste fato em sua vida de comunhão permanente com o seu Salvador Yeshúa, o Messias. A prestação de conta de sua vida agora passa a ser a cada momento de seu viver com o seu Deus vivo e presente em sua vida.
Como nós já sabemos, e temos a experiência gloriosa de Deus em nós, o nosso interior está em festa permanente de gozo, de alegria, de esperança e de confiança nas promessas gloriosas e infinitas de Deus em nós, pela habitação que somos do Espírito Santo, o Seu Espírito.
Todo o novo convertido, o nascido do Espírito de Deus sabe e pode testemunhar da obra realizada pelo Espírito Santo em seu interior em sua vida. Ele tem a alegria de falar do que Deus realizou em sua vida.
Esta é uma conversão legítima e autêntica, pela fé no NOME do Messias, o Todo Poderoso. Ele mesmo nos confirma: “Todo o poder me foi dado nos céus e na terra.” Mt. 28:18.
Porque a Denominação em seu culto diminui o status, o poder e a atuação de Yeshúa o Messias no homem?
O mesmo que faz a Igreja Católica Apostólica Romana como avó, as suas netas (as denominações), o fazem também, hoje, no presente. Só não vê isso, os que se fazem cegos para não verem a verdade, e mudarem de vida.
O que eu quis dizer com a palavra isso? Eu me referi: a decisão, a escolha, ao aderir, a aceitação das escolhas das pessoas. Cada ser humano fará isso com a determinação de sua cultura, de sua formação de vida, de seu costume, vivência, possibilidades e oportunidades. Por isso, a proposta deve ser manifesta na compreensão e no alcance dos indivíduos.
Ex: A expressão: “A condenação eterna.”
Cada um de nós deve entender, sentir e de um modo figurado ver o que é uma “condenação”. Uma condenação é um fato real imposto sobre nós e que de nós mesmos não podemos impedir ou atenuá-la.
Estamos condenados e fim de papo! Trata-se de uma decisão inadiável e irrevogável.
Lógico que há um motivo para isso, comprovado e determinado sobre o transgressor. A sua culpa de transgressor da lei, já foi comprovada com as provas concretas apresentadas e cujo transgressor confessa verídicas e feitas por ele.
Os juízes após os tramites legais, os condena e lhes impõe as penas conclusivas.
Lemos a palavra: “eterna”. Isto significa por tempo infinito, sem fim, para todo sempre… Pelos séculos dos séculos.
Pois é caro internauta, portanto, sendo esta condenação eterna, ela é muito severa e eu não desejaria isto pra ninguém. Mas, ela existe de fato, e nós não podemos ignorá-la.
Nas Sagradas Escrituras, encontramos todo o necessário para sermos livres desta penalidade eterna, e em plenos sofrimentos atrozes…
Veja: “E o Diabo que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta, e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Ap. 20:10.
Veja bem: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte.” Ap. 20:14.
A palavra morte significa separação, isto é, muitas pessoas condenadas por Deus sofrerão no lago de fogo, separadas de Deus por toda a eternidade.
Veja: “E todo aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Ap. 20:15.
Deus tem um livro chamado de “o livro da vida”, onde está escrito o nome de todo aquele que Ele perdoa e salva da condenação eterna. No dia do Juízo Final, este livro será aberto.
Caro leitor, Deus já escreveu o teu nome neste livro de Yeshúa, o Messias? Não facilite…
O Lago de Fogo foi jeito para punir o Diabo e seus anjos decaídos (os demônios), mas como nessa vida terrena, o ser humano faz parceria com eles, é justo que na eternidade o homem acompanhe o Diabo no Lago de Fogo.
Veja como o Senhor Yeshúa, o Messias nos declara: “Então dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.” Mt. 25:41.
Como já está explicado este ponto, passo a falar do motivo desta condenação eterna.
Veja o que Deus nos diz a este respeito:
Nas Escrituras Sagradas (a Bíblia) lemos: “Porque todos (os seres humanos) pecaram e destituídos estão da presença e da glória de Deus.” Ro. 3:23.
O motivo de o homem ser condenado eternamente são os seus pecados, o homem é pecador, pois vive transgredindo a Lei de Deus. Mesmo o mal que ele não quer fazer, ele o faz, e o faz sempre.
Ele não tem domínio sobre o mal que está nele, e ele é fraco e por isso vive na prática de pecados e de toda a sorte de males.
O pecado impede o homem de ser perfeito. Por nós mesmos, nós temos a experiência de que somos pecadores e sempre erramos.
Veja: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Yeshúa, o Messias, o Nosso Salvador.” Ro. 6:23.
O Messias Yeshúa, o Filho de Deus disse a seus discípulos: “Ide por todas as Nações e fazeis discípulos em Meu nome. Ide e pregai o Evangelho ao mundo inteiro. Aquele que crer e for batizado será salvo, mas aquele que não crer será condenado.” Mt. 28:19; Mc. 16:15.
Caro internauta, o Filho de Deus, Yeshúa (Jesus), o Messias, veio a este mundo e morreu no lugar dos homens pecadores, levou os nossos pecados na cruz sobre si, morreu por nós e o Deus, Seu Pai, O ressuscitou e exaltou acima de todos e de tudo, e o constituiu o único Salvador de todos os homens.
Todo aquele que crê no Seu Nome Poderoso e o aceita como o seu Salvador pessoal é por Ele perdoado e recebe a vida eterna.
Veja o que nos diz as Sagradas Escrituras (a Bíblia): “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro NOME há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” At. 4:12. Aí está claro, só no NOME do Messias, podemos ser salvos. Amém!
Devido ao homem ser guiado pela sua cultura e outras coisas de sua vivência, ele não sabe entender o propósito de Deus para a sua vida. Às vezes ele não pode tomar uma decisão pessoal para com Deus, suas incertezas o bloqueiam…
Então ele deve pedir a Deus que envie ao seu coração o Seu Espírito Santo, e lhe convença de sua vida errada e perdida por seus pecados, e que o faça nascer de Deus. Esta realidade é só entre Deus e o pecador arrependido, em secreto.
Eu estou certo que o Espírito Santo lhe convencerá de sua vida de pecados, e o levará a uma verdadeira conversão ao Senhor Yeshúa, o Messias.
Todo o convertido deve passar pelo Novo-Nascimento espiritual no Messias, e ser libertado e transformado em uma nova criatura pelo poder de Yeshúa, o Messias, o nosso Salvador e Senhor.
Esta experiência de salvação é feita com lágrimas e com a renúncia total de tudo o que é contrário à vontade de Deus, conforme as Escrituras Sagradas (a Bíblia) nos ensina.
Uma vez convertido ao Messias, ele deve entender que ele fez um acordo com o Messias, uma aliança, ou um pacto irrevogável, eterno com o Deus que o salvou de seus pecados. E, só compete a ele, pela fé, colocar o seu Deus antes de tudo e em primeiro lugar em sua vida.
O Senhor Yeshúa, o Messias, será O tudo para ele.
Neste novo nascimento espiritual, o nascer do Espírito de Deus, que é chamado de O Espírito Santo, o pecador arrependido recebe neste processo espiritual como que ele recebe os genes, o D.N.A, a essência do Deus Salvador, que o libertou de seus pecados.
Este novo convertido recebe a paz de Deus, a sua alegria e vida nova abundante. Deus, o Pai, por meio de Yeshúa, o Messias, o abençoa com toda a sorte de bênçãos espirituais no Messias.
Por isso, este novo convertido, que creu no NOME de Yeshúa, o Todo-Poderoso, e depositou a sua confiança Nele, tem o prazer de testemunhar da obra gloriosa que Deus fez em sua vida. Amém!
Agora, que você é um crente, o que crê no NOME do Messias, tu te tornastes um discípulo Dele e deves viver como Ele viveu justo, verdadeiro, humilde, e só viver para fazer o bem. Deves tratar a todos com respeito e dignidade, seja calmo, conciliador e tenha paz com todos.
As Escrituras dizem: “Todo aquele que diz que vive unido com Deus deve viver como Yeshúa, o Messias viveu.” I Jo. 2:6.
Lembre-se, o Espírito Santo, que é o Espírito de Deus habita em teu coração, e por isso, agora tu és luz e reflete em tua vida a luz de Deus.
Se tu não tens uma Bíblia, compre uma e rapidinho tu aprenderás a manuseá-la, com amor e respeito às coisas de Deus.
Lembra-te, que o Espírito Santo te guiará em teu viver, e automaticamente serás guiado por Ele a fazer toda a vontade do Messias, que te perdoou e te salvou.
Deus colocará em tua vida outros irmãos na fé, e terás comunhão com eles, e juntos lerão a Bíblia e orarão a Deus em o NOME de Yeshúa, o Messias, poderão cantar hinos de louvor a Deus, o nosso Pai que está no céu.
Comece a ler a Bíblia, nos Evangelhos, os Salmos, Romanos e assim por diante. Leia devagar, frase por frase e pode repeti-las até entender o texto lido.
O Senhor nunca mandou os novos convertidos a se filiarem a uma religião seja ela Evangélica ou Católica.
Veja nos Evangelhos e Atos dos Apóstolos, e mesmo quando Yeshúa, o Messias, estava vivo na Palestina, os três anos de seu ministério, tanto os seus discípulos, como os milhares de Judeus que creram, nunca, o Messias os mandou fundarem uma denominação local e se organizassem e que construíssem templos fixos.
E, também, nunca os proibiu de irem ao templo judaico.
Naquele tempo Israel era tratado como uma Nação física, e seguia: o Judaísmo.
A congregação de Yeshúa era de natureza Espiritual, do Alto, do céu. Ele mesmo disse: “O Meu reino não é deste mundo.” Jo. 18:36.
Eis aí por que ela não pode ser organizada e constituída por homem, nem ter razão social, CNPJ e registro social, etc. Cada salvo é dirigido somente pelo Espírito e deve mostrar ao mundo a verdadeira natureza da Igreja: “O Espiritual do céu!”
Ela não poderá construir ou comprar templos fixos, pois isto exige que ela tenha nome, pessoa jurídica e registros materiais humanos, assim ela se torna deste mundo. Faz-se necessário os irmãos se reunirem nas casas, ao ar livre e local de propriedades dos irmãos.
Veja: 1:13, 14; 2:1; 10:27; 16:40; Rom. 16:5, 14, 15; Fil. 1:2.
Eu tenho confiança na obra do Espírito Santo nos corações dos irmãos, levando-os a realizarem toda a vontade de Deus. Deus é mais forte que os homens (líderes religiosos), Ele sustentará os seus servos com poder, sabedoria, graça e fé.
Temos que confiar na obra de Deus. Amém!
Agradeço a Deus por esta graça de vos escrever estas palavras e edificar a sua congregação no Espírito Santo. Orai, lede as Escrituras e meditais nelas!
Recebam as minhas saudações no amor do Senhor Yeshúa, o Messias, o único Salvador e Senhor de Sua santa congregação. Sl. 133; Mt. 28:18. Amém!
E. C. Navarro.