Vejamos o texto básico sobre isto:
Texto 1:
“Se permanecerdes unidos a mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito.” Jo. 15:7.
Vejamos também a razão (o objetivo) deste texto:
Texto 2:
“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornarei meus discípulos.”
“Como o Pai me amou (o amor perfeito, a mesma intensidade), também Eu vos amei, permanecei (um mandamento) no meu amor (a essência de Seu Pai).” Jo. 15:8, 9; I Jo. 4:7-11.
Veja aqui: O Senhor YESHUA sendo o discípulo maior e fiel ao seu Pai (Jo. 5:30; 14:10), o Espelho que o nosso Mestre se via sempre.
E, como disse Seu apóstolo e discípulo:
“Olhando para Yeshua fixamente, o Autor e consumador da fé, que Yeshua que se fez oferta pro Deus em favor de nossa salvação plena e eterna.”
O nome de Yeshua nos traz sempre a lembrança bendita de Seu sangue purificador vertido por nós em Seu sacrifício vivo por nós.
Veja: Jo. 19:34; I Jo. 1:9; Ap. 1:5.
Houve um testemunho tríplice inegável de que Yeshua é o Filho do Yahweh, Deus único. Veja: Mt. 27:43, 54; Mc. 15:39; Lc. 23:47; Jo. 19:35-37.
Vamos agora, ver este assunto: “Deus responde as nossas orações???”. Em seus detalhes esclarecedores:
Devemos entender que o Senhor Yeshua, o Mashiar compara a vida espiritual como uma vinha que Deus, o Seu Pai plantou e cuida dela, e se responsabiliza por ela.
Yeshua, o Mashiar se diz ser a videira verdadeira e os seus discípulos (todos os seus seguidores) são os ramos, e, o Seu Pai é o jardineiro que cuida dela.
Como Yeshua é o tronco, todos os ramos (galhos), estão fixados nele. A raiz (o Pai) da vida a videira, a seiva (transmite a vida, e os nutrientes) circulam no tronco e, alimentam todos os ramos.
Desta maneira tudo funciona muito bem e o crente fiel manifesta nele a vida do seu Salvador.
Todo o ramo (cada crente infiel e negligente) que não produzir os frutos, o Pai corta, mas pelo contrário, todo o ramo que dá muito fruto o Pai, o Jardineiro o limpa pra que aquele ramo dê mais fruto ainda.
Este ramo que dá mais fruto traz alegria ao coração de Deus. Amém e Amém.
Devemos sempre viver conscientes de nosso viver diante de Deus, produzindo sempre muitos frutos pelo Espírito Santo, que nos santifica.
Veja o que lhe diz o Senhor Yeshua:
“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” Jo. 15:3.
Agora, veremos os detalhes santos que estes textos escritos acima nos ensinam.
Em Jo. 15:7, nos afirma que:
a) “Se permanecerdes em mim”, isto é, ter uma comunhão plena e permanente como o D’us Yahweh, o Pai de nosso Senhor Yeshua.
Sem a santificação de nosso espírito, alma e corpo,
ninguém pode ter comunhão com o Altíssimo. Veja: I Tes. 5:23, 24.
Cada crente tem que ter a consciência de sua vida, diante de D’us, o Eterno.
b) “… E se as minhas palavras permanecerem em vós”, isto significa: A nossa obediência fiel e constante a toda prática da Palavra de Deus.
Veja: Sal. 119:11, 105; Jo. 14:20, 21; He. 4:12.
Eis aí, diante de nossos olhos o “porque” o D’us, o
Eterno, através de Seu Filho Yeshua, não responde as orações dos crentes em geral.
É importante a fé nas promessas de nosso Pai Celestial. Veja He. 11:1, 6; Tg. 1:6; 5:15, 16; Lc. 17:5.
Uma vez que os pontos: a e b são uma realidade na vida do crente, a promessa do Senhor, o Y.H.W.H, o Eterno, serão uma realidade no viver dos discípulos do Senhor Yeshua, o Mashiar.
Veja o que nos diz o texto Sagrado:
“Pedireis o que quiserdes e vos será feito.” Jo. 15:7.
É lógico que o crente fiel tem a mente de Yeshua e sabe diante do Pai, o Todo-Poderoso o que deve pedir e como pedir. Amém!
Aí está, o ensino das Sagradas Escrituras nos orientando como devemos nos conduzir diante do Senhor Altíssimo, e de Seu Filho Yeshua, em nossas orações. Amém!
Lemos no texto II:
“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto…” Jo. 15:9.
Qual deve ser o propósito de cada crente fiel ao seu Senhor?
A resposta é simples e contundente!
O glorificar, enaltecer, honrar e bendizer o santíssimo NOME de Seu Pai e Senhor YAHWEH. Amém! Glórias ao Seu Santo NOME!!
A vida com o Seu Senhor, o Eterno, é prática e cheia de obras (frutos santos) em abundância. Veja Col. 3:17.
Veja agora os textos: 9 a 12.
“Como o Pai me amou, também Eu vos amei a vós, permanecei NO MEU AMOR. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis NO MEU AMOR, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e permaneço NO SEU AMOR.
Tenho vos dito isto para que o meu gozo permaneça em vós e o vosso gozo seja completo. O Meu mandamento é este: Que vos amei uns aos outros, da mesma maneira como eu vos amei.”
E, terminamos esta mensagem com a mensagem vital do Senhor Yeshua: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” Jo. 15:9-14.
Sem esta prática jamais seremos ouvidos por Yeshua em nossas orações!!
Saúdo-vos em nome do Senhor Yeshua, o Mashiar.
E. C. Navarro.