Vejamos o texto bíblico:
“Eis que Eu (o Y.H.W.H) envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado. Preste atenção a ele, ouça o que ele te disser e não se rebele contra ele, pois ele não perdoará nenhum erro de tua parte, porque O MEU NOME está nele.” Ex. 23:20, 21.
Na versão da “THORA” em francês consta: “… por que a minha divindade está nele.”
E também… “preparado” ou “prometido” a ti.
Vamos agora, analisar as declarações do Senhor, o D’us de Israel, o Y.H.W.H, o Eterno.
Temos em primeiro lugar, a decisão de nosso Deus, o Y.A.H.W.E.H, ao seu povo.
“Eis que Eu envio…”
Quando o nosso Senhor toma uma decisão, ela é soberana e ela manifesta a sua santa determinação, ela é feita para o bem de seu povo.
Ela é uma ação poderosa e eficaz que realiza todos os propósitos divinos em Seus detalhes. Precisamos ter fé nas Palavras de nosso Deus.
Vejamos o que Deus nos promete segundo as Sagradas Escrituras:
“Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Profeta Yeshua = Yaru.” (Isaias) 55:11.
E, Yehoshua, o sucessor de Mosher (Moisés) nos declara: “Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor (o Y.H.W.H) falara à casa de Israel: tudo se cumpriu.” Josué 21:45. Amém!!
Portanto, toda a palavra de Deus é a verdade, e digna de toda a nossa aceitação.
O Senhor YESHUA respondeu: “… as palavras que Eu vos disse são espírito e vida.”
Respondendo ao Senhor Yeshua, o Mashiar, Simão Pedro (o Kéfa) afirma: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” Jo. 6:63, 68.
Temos, pois, as palavras de nosso Senhor o Y.H.W.H, o Eterno: “Eis que Eu envio um anjo diante de ti…”
Que determinação sábia, soberana e de todo o cuidado do Senhor Y.A.H.W.E.H, teve para com o Seu povo.
Esta atitude protetora do D’us é o tudo que Israel precisava naquele momento! Este anjo especial tinha algo em comum com o nosso D’us, o Altíssimo.
Nós sabemos pelo estudo das Sagradas Escrituras que o nome deste anjo, ele é identificado como: “O anjo do Senhor”, e atuava segundo a vontade de Y.H.W.H.
Este “anjo” cumpre missões especiais determinadas pelo Senhor Y.A.H.W.E.H e tem atitudes que só o D’us, o Y.H.W.H, pode fazer.
Amado internauta, leia com atenção Gênesis 18, 19, 20 e 21, medites nestes capítulos e veja as palavras ditas pelo Senhor, o Y.H.W.H, e assim, o Senhor se manifestou em minha vida e com muitas lágrimas e gozo no Espírito Santo, Ele me quebrantou e renovou-me em Sua Santa presença.
Leia verso por verso, marque-os e glorifiques o Senhor pela sua imensa misericórdia e graça… Por revelação, entendi no Espírito que este anjo do Senhor é o Senhor YESHUA em suas aparições divinas, falando e agindo como o Y.H.W.H em favor de Seu “povo de Israel.”
Veja sobre o anjo do Senhor: “Gê. 22:11; 48:16; Ex. 3:2; 14:19; 23:20; Jz. 6:11; 13:3; Mc. 3:1; e outros…
Veja: “Então (Moisés) lhe disse: Rogo-te que me mostre a tua glória. Porém (D’us) disse: E disse mais (à Moisés): Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e VIVERÁ.” Exo. 33:18-20.
Neste assunto, Sha-ül, o apóstolo do Senhor YESHUA, o Mashiach, nos confirma a Palavra de nosso D’us, o Eterno.
Veja: “Aquele que, Ele só, tem a imortalidade, e habita na luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu nem pode ver: ao qual seja honra e poder eterno.” I Tim. 6:16. Amém!!
Portanto, temos em YESHUA a mensagem profética do Pai desde os tempos eternos.
Veja: “E agora, o Pai glorifica-me contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti antes que houvesse mundo.” Jo. 17:5. Amém!
“O D’us nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer.” Jo. 1:18.
São inúmeros os textos sagrados que nos mostram a realidade do Pai e o Seu Filho intimamente ligados um ao outro, pois o Pai estava no Filho e Este o revelou ao mundo. Veja e medite: Jo. 14:7-11; 16:32.
O Filho nunca está sozinho, o Pai está Nele. Jo. 10:30; há uma relação íntima, eterna entre o Pai e o Filho: Mc. 16:19. Amém!
Portanto, a Divindade do Pai, o Y.H.W.H, está no Filho e Este pode agir como o Seu Pai faz em todas as coisas.
O Senhor YESHUA, o Mashiach habitando como humano, “o Filho do homem”, confirma as palavras de seu Pai:
“Então Yeshua lhes disse: Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho não pode fazer nada por si mesmo, mas apenas o que vê o Pai pode fazer; Tudo o que o Pai faz, o Filho também faz.
Pois o Pai ama ao seu Filho e lhe mostra tudo o que faz, e lhe mostrará coisas maiores que essas, para que vocês também fiquem admirados.
Da mesma forma que o Pai levanta os mortos e os faz viver, também o Filho dá a vida a quem quer. O Pai não julga ninguém, mas confiou o julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai.
Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. Sim, de fato eu lhes digo que quem ouvir o que digo e confiar (crer) naquele que me enviou, tem vida eterna, isto é, não será julgado, mas passou da morte para a vida.
Sim, eu lhes digo que está chegando a hora e na verdade, ela já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Elohim, e quem a ouvir viverá. Pois, assim como o Pai tem vida em sua essência, assim também deu ao Filho ter a vida em sua essência.” Jo. 5:19-26.
O anjo do Senhor Elohim, o Mashiach YESHUA, tem o poder para perdoar os pecados dos que creem no Senhor Y.H.W.H.
“Ora, para que saibam que o Filho do homem (YESHUA) tem na terra poder para perdoar – disse ao paralítico: Levante-se, tome o seu leito, e vá para sua casa. E levantou-se, e foi para sua casa.” Mt. 5:6,7.
Assim sendo, o D’us Y.H.W.H, avisa a Israel para que tenha o mesmo temor com o anjo e (YESHUA), como tem com Ele, visto que a “divindade”, do Pai, o Y.H.W.H, está em YESHUA, representado aqui como o mensageiro do Senhor.
Há um texto Sagrado muito esclarecedor a respeito de YESHUA, o Mashiach e Israel na travessia do deserto.
Veja e entenda:
“Por isso, irmãos, não quero que vocês percam o significado do que aconteceu com nossos pais. Todos eles foram guiados pela coluna de nuvem e todos passaram através do mar, e em conexão com a nuvem e com o mar, todos foram imersos em Mosher, e também todo comeram do mesmo alimento da parte do Espírito (de Deus) e beberam da mesma bebida, da parte do Espírito (de Deus) – por que eles beberam da Rocha enviada pelo Espírito (de Deus) – e que os seguia – e essa Rocha era o Mashiach YESHUA.
Contudo, a maioria deles não agradou a Deus (o Y.H.W.H), por isso os seus corpos foram espalhados pelo deserto.
No entanto, todas essas coisas foram acontecimentos históricos pré-figurativos, como aviso para não colocarmos o coração nas coisas más, como eles fizeram.
Não sejam idólatras como alguns deles foram – porque o Tanakh (as Escrituras) diz: “O povo se sentou para comer e beber, e se levantaram para festejar.”
Não nos entregamos a imoralidade sexual como alguns fizeram, resultando na morte de vinte e três mil pessoas em um só dia.
E, não coloquemos o Mashiach (YESHUA) à prova, como alguns deles, e foram mortos por serpentes. E não murmurem, como alguns deles que foram mortos pelo anjo destruidor.
Essas coisas aconteceram a eles como pré-figurações históricas e foram escritas, como advertência para nós que vivemos no “acharit-hayamin” (nos fins dos tempos).
Como nós já estamos nos fins dos tempos, nós devemos prestar muita atenção nas palavras de Yeshua, o Mashiar nos ensina a praticá-las com fé Nele.
As Sagradas Escrituras nos falam deles “fim dos tempos”, e das coisas que fatalmente ocorrerão neste período desviando as pessoas de Deus.
Devemos tomar todo o cuidado para não sermos seduzidos pelo pecado. Veja a realidade espiritual da humanidade neste tempo que já chegou:
“Além do mais, entenda isto: No final dos tempos surgirão tempos de provação, angustiosos.
As pessoas serão egoístas, amantes do dinheiro, orgulhosos, arrogantes, insultantes, desobedientes aos pais, ingratas, profanas, desalmadas, implacáveis, caluniosas, descontroladas, violentas, odiosas do bem, traidoras, obstinadas, cheias de prepotência, mais amantes dos prazeres que de Deus e, ainda que mantenham uma forma exterior de religiosidade, negam o poder da piedade.
Afaste-se dessas pessoas! Algumas delas se insinuam pelas casas e controlam mulheres de vontade fraca, sobrecarregadas de pecados e dominadas por diversos impulsos, que sempre aprendem mas não são capazes de chegar ao pleno conhecimento da verdade.
Do mesmo modo que Janes e Jambres se opuseram a Mosher (Moisés), também essas pessoas resistem a verdade. Elas têm a mente corrompida, sua confiança não passa no teste.
De fato, não irão longe, porque todos perceberão quão estúpidas são, como aconteceu com aqueles dois.
Você entretanto, seguiu de perto meu ensino, conduta, propósito na vida, confiança (isto é fé), constância, amor e perseverança – bem como as perseguições e os sofrimentos e surgiram a caminho de Antioquia, Icônio e Listra.
Quantas perseguições suportei! Entretanto o Senhor me livrou de todas. Na verdade, quem deseja viver de forma piedosa em união com o Mashiach YESHUA, será perseguido, ao passo que as pessoas más e impostoras irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas.” II Tim. 3:1-13.
Diante deste quadro sinistro nós podemos ver e entender como o diabo tem seduzido e escravizado as pessoas sob o seu domínio maléfico, destruindo o caráter e as vidas das pessoas que rejeitam a verdade do Evangelho de Yeshua, o único Salvador nesta terra!
Por isso eu vos digo: Arrependei-vos, abandonem o pecado, crendo e aceitando com fé o nome do Senhor YESHUA, o Mashiar, e serei salvos e libertos deste mundo tenebroso e diabólico.
O Senhor YESHUA, o Filho de nosso D’us, o Senhor Y.H.W.H, o Eterno, deseja a vossa salvação. Ele te ama e quer te salvar, creia nisso e serás salvo por YESHUA, o Filho do D’us Altíssimo, o Todo-Poderoso.
E uma vez salvo, receberás o Conselho do Apóstolo de YESHUA a Shaul (Paulo), veja e creia:
“Você, porém, permaneça no que aprendeu e nas coisas das quais está convencido, lembrando-se das pessoas com as quais as aprendeu: recorda-se também de que desde a infância conhece as Sagradas Escrituras que podem lhe dar a sabedoria conducente à libertação por meio da confiança, isto é, da fé em YESHUA, o Mashiach.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e valiosa para ensinar a verdade, convencer do pecado, corrigir erros e treinar no viver correto, dessa forma quem pertence a Deus pode ser plenamente equipado para toda boa obra (de Deus).” II Tim. 3:14-17.
Textos citados da Bíblia Judaica completa.
Assim como “o Anjo do Senhor Y.H.W.H” conduziu e introduziu o povo de Israel na terra prometida sob a proteção de Yeshua, o Mashiach, é uma figura da introdução da congregação de YESHUA, o Mashiar nestes tempos do Fim, no reino de nosso D’us o Y.H.W.H, o Eterno.
Veja e creia: “Não se deixeis perturbar. Confiem em Deus e confiem em mim. Na casa de meu Pai há muitos lugares para morar. Se não houvesse, eu lhes teria dito, por que vou até lá para lhes preparar um lugar. Pelo fato de eu ir e lhes preparar um lugar, voltarei para levá-los comigo, para que, onde Eu estiver, vocês estejam também. Além disso, vocês sabem para onde vou e também o caminho para lá.” Jo. 14:1-4.
Leia: I Tes. 4:16-18; II Tes. 6-18; 2:1-3.
Bendito é Deus, o nosso Pai Celeste por nos salvar em o nome de Yeshua, o Mashiach. Amém!
E. C. Navarro.