Se eu saísse hoje, agora mesmo, a procura da Congregação do Senhor Yeshúa, o Messias, nesta cidade que eu moro (resíduo), conforme ela era nos tempos apostólicos, eu não a encontraria… Eu só encontraria com certeza denominações evangélicas X ou Y.

       E, se eu perguntasse a elas: “Aonde se encontra nesta cidade a congregação do Senhor Yeshúa, o Messias, elas me responderiam: “Eu não sei, nunca ouvi falar dela, aqui nesta cidade ela não existe…”

      Alguns me perguntariam: “Esta congregação que o senhor está procurando não é uma igreja tradicional ou pentecostal ou estas Néo-Evangélicas?   “ Eu lhes diria: “Não, eu procuro a Igreja do Senhor Yeshúa, o Messias.” E eles me diriam: “Eu nunca ouvi falar desta igreja, em nossa cidade.”

      O que podemos dizer diante de tudo isto? É lamentável, muito lamentável, é de chorar… Pra quem diz amar a Deus e crer na Sua Palavra como pode ser tão cego e insensível à voz de Deus?

       Sem dúvida alguma, a denominação evangélica é um caminho de trevas, de desvio no caminho que nos leva ao Pai, o YAHWEH… Deus, o nosso Deus é a verdade, amor e a justiça.

        A divisão entre irmãos locais, o preconceito entre os que proferem o NOME de Yeshúa, o Messias, é obra diabólica que destrói o temor a Deus no coração do crente.

       O desprezo entre os ditos crentes é uma obra da carne que priva a pessoa da comunhão com Deus, e mata a obra do Espírito Santo na vida dos irmãos locais.

      O Senhor Yeshúa, o Messias, disse pra quem quisesse ouvi-Lo: “Um novo mandamento vos dou: Que vos amei uns aos outros, como eu amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo. 13:34, 35.

      Pelo que eu já tenho visto, e experimentado até hoje, eu tenho 76 anos de idade. Tenho a experiência própria, e posso falar a verdade, o que todo o denominacional evangélico experimentou pessoalmente e vive no presente, ele não ama os demais irmãos na fé que vive na mesma localidade dele.

       Primeiramente deve-se saber o que é o amor fraternal conforme está bem explicado e demonstrado nas Sagradas Escrituras inspiradas por Deus.

       Vamos parar um pouco aqui, pare!

       Vamos tirar a limpo o que estamos fazendo, nos enganando, a nós mesmos no que pensamos e fazemos, dizendo que amamos os santos em Yeshúa, o Messias em nossa localidade.

       Caro internauta, tu sabes o que é o amor de Deus?

       Se tu ainda não sabes e não o pratica, tua salvação é falsa. Veja: I Jo. 3:14, 15, 16.

       Procure o ensino sobre o “amor” nas Sagradas Escrituras, entenda-o, e pratique-o, caso contrário, o teu dito culto a Deus é falso e a tua fé é vã diante do Senhor. Faça isto com urgência, pois segundo a Palavra de Deus, tu ainda estás morto em teus delitos e pecados.

      O Senhor Yeshúa, o Messias, não nos deu o Seu mandamento? Veja Jo. 13:34, isto é verdade?

       Está escrito nas Escrituras? E por que tu ainda não fazes o mesmo em tua localidade? E, em outros lugares?

       Estás consciente que tu ainda vives habitualmente na prática do pecado? Que Deus é este que convive na prática do pecado? Pense bem nisso e mude!

       O pecar contra a Palavra de Deus e o persistir neste caminho, é a prova que tu não conhece e nem ama o Senhor…

      Se intitulando de crente, mas se viver na prática do pecado, a tua condenação eterna é certa!

      Veja o que Deus nos fala da transgressão de Sua vontade, de Sua palavra, de Seus mandamentos, de Sua lei: “Porque todo aquele que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei (de Deus), até a sua ORAÇÃO, será ABOMINÁVEL.” Prov. 28:9.

        Veja ainda: “Assim diz o Senhor: E aconteceu que, como Ele (o Senhor) clamou, e eles (Israel) não ouviram, assim também eles chamarão, mas Eu não os ouvirei, diz o Senhor dos Exércitos.” Zac. 7:11.

        E o seu juízo foi feito aos desobedientes…

        No Novo Testamento o pecado de transgressão a Palavra de Deus, tem o seu juízo.

      Veja: “Ora, nós sabemos que Deus não ouve aquele que vive na prática do pecado, mas se alguém é temente a Deus, e faz a Sua vontade, a esse Ele ouve.” Jo. 9:31.

      Pense bem neste versículo, medite nele.

      Veja: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não AMA O SEU IRMÃO, não é de Deus.” I Jo. 3:10.

      Se não é de Deus, é filho de quem? É filho do Diabo!

      Veja como o AMOR, o AMAR a seu irmão da fé implica na sua salvação. Os membros vinculados as denominações evangélicas ignoram isto e vivem inconscientes de sua situação espiritual.

     Eles estão seduzidos por esta obra satânica e pensam como os católicos: “Deus me salvou nesta igreja, e eu vou ficar nela até morrer.” E, isto, mesmo sabendo que ela está errada…

       É bom pararmos por aqui: Todo aquele crente que não ama todos os irmãos no Messias, na localidade, é pior que o ímpio.

       Não tem outra explicação, se não que a Denominação Evangélica faz de seus seguidores, filhos do Diabo. Veja: Mt. 23:15.

      Caso contrário, as Sagradas Escrituras se contradizem e mentem.

      Veja bem este texto das Escrituras: “E, de Deus temos este MANDAMENTO: que quem ama a Deus ame também a seu irmão.” I Jo. 4:21.

       Eu penso que cada crente em sua localidade leia várias vezes às cartas do Apóstolo João e te julgue, a ti mesmo na tua conduta de comunhão espiritual e fraternal com todos os crentes que moram em tua localidade.

      Tu os ama conforme as Sagradas Escrituras ensinam sobre o amor fraternal e Espiritual?

      Conheço Denominações Evangélicas que são taxativas: “Só são salvos e verdadeiros os crentes vinculados (membros) dela.” E, eles (os líderes) dizem que sua denominação é a graça, e que fora dela não há salvação.

       Se as outras denominações são falsas, ela também é falsa, pois ambas existem, nos mesmos princípios… Eles mesmos são os seus próprios juízes.

      No Deus único e verdadeiro não há contradição, Nele não há enganação e nem enrolação. Ele é justiça, amor e verdade!

      Veja bem: “Judas viveu 24 horas com o Messias, viu tudo o que um homem poderia ver sobre a pessoa do Yeshúa, e o traía todo o dia, mas, porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.”

       Veja o fim trágico de Judas, o Iscariate…

       O hábito da prática do pecado traz conseqüências terríveis para o falso crente.

      Todo o crente denominacional recebe uma cegueira espiritual que o impede de ter consciência do mal que vive seduzido pelas obras da carne.

      Ele coloca os interesses denominacionais e suas responsabilidades com elas, acima do Senhor Yeshúa, o Messias, e suas atividades e normas, estatutos e ritos, etc… Valem mais que as Sagradas Escrituras, é um círculo vicioso do mal que o domina, e mesmo que ele veja a verdade, ele não muda, pois inconscientemente ele a vincula a sua salvação, a denominação que ele está vinculado.

       É tipo: “uma escravidão do ego humano…”

       A denominação está para ele, acima do AMOR fraternal com os irmãos locais. Veja: Cl. 3:14; I Pd. 1:22.

      Todo o denominacional assume as suas coisas erradas e depois vai buscar versículos nas escrituras para justificá-los, e na maioria das vezes usa os textos mal interpretados e distorcidos… E isto é próprio do espírito denominacional, que por sua natureza é uma distorção dos textos Sagrados.

       É importante sabermos que em tudo o que fizermos, devemos ter a confirmação do Espírito de Deus!!

       Em outras mensagens anteriores já tenho falado sobre a postura que a Congregação do Senhor Yeshúa, o Messias, deve viver na presença de seu Salvador e Senhor.

       Sempre o culto ao Seu Deus, o YAHWEH, o Eterno, deve ser em espírito e verdade, em O NOME do Senhor Yeshúa, o Messias, e em Santidade às 24 horas de cada dia. Amém!

       Veja o Salmo 9:1, 2; Ef. 6:18; Ga. 2:20; Fp. 4:6, 7.

       Sou obrigado a repetir o que é a Igreja do Senhor:

      A congregação do Senhor Yeshúa, o Messias é constituída de pessoas vivas, nascidas do Espírito de Deus, compromissadas com o Senhor em tudo, e aos irmãos na localidade.

        Esta igreja não tem vínculos organizacionais e nem estatutos, normas e ritos de homens particulares, humanos. Ela é de caráter totalmente espiritual, é a vida do Espírito Santo que flui nela, 24 horas por dia.

       Esta obra do Espírito de Deus é realizada no interior da pessoa, e faz com que ela renuncie todas as coisas, a própria vida, e só depende da obra do Espírito Santo na pessoa.

        Esta congregação não tem nome humano particular próprio, dado por homens, ela é dirigida pelo Senhor Yeshúa, o Messias sem imposição de normas organizacionais humanas, sua vida é o fluir permanente e real do Espírito de Deus em suas vidas.

       Esta congregação é livre, espontânea e só existe pela atuação do Espírito Santo. Ela é fundamentada pelo Espírito Santo no amor verdadeiro e operante a Deus e aos irmãos na fé no Messias.

       Os irmãos se reúnem juntos, pelo amor de Deus que os unem e que os permitem louvar a Deus e se edificarem no Senhor. Não há entre eles a prática financista, eles se unem 24 horas por dia e ajudam os irmãos em suas necessidades de bens materiais, tudo isso é feito por amor, de livre e espontânea vontade.

       Veja: Ga. 2:10; I Jo. 3:16, 17, 18, 19; At. 20:35; Ga. 6:1-18; Lc. 3:11; Ro. 1:11; At. 2:45, 46; 4:32.

        Que o Senhor Yeshúa nos dê a fé necessária e o amor pleno, para que o ensino acima citado nas Escrituras seja uma prática constante na congregação do Senhor em qualquer lugar.

       Sem dúvida: A obra do Espírito Santo tira do coração do crente autêntico, todo o egoísmo, o egocentrismo e  toda a avareza.

      Na igreja do Senhor, pratica-se a Palavra de Deus. Veja: I Tim. 5:8.

       Agora surge a pergunta: “E, se a igreja for numerosa como se reunir?”

       Temos as casas dos irmãos, ao ar livre, fazendas, chácaras de irmãos, salões nas casas dos irmãos. Que estes aluguem locais e se reúnam neles, às 24 horas por dia, deve haver locais de reuniões, etc…

        Jamais, nunca, construa um templo físico e nem alugue locais em Nome da Igreja local, façam uma associação de irmãos, sem mencionarem nome algum para a Igreja.

       Não organizem nada usando o Nome da Igreja, pois assim ela perderá o seu vínculo espiritual com Deus, a sua natureza divina e se tornará apenas uma instituição humana, terrena e será do mundo com seus costumes, leis e inovações mundanas, sistemas e ritos humanos, mundanos.

       Sempre haverá maneiras da igreja se reunir sem ter a mistura e hábitos mundanos.

       A igreja tem a sua administração celeste, representada pelo Espírito Santo, ela age no mundo Espiritual de Deus, por que torná-la uma realidade material, submissa a homens estranhos a Deus, conduzidos pelo Diabo?

       Até os anjos participam espiritualmente em favor da Igreja do Senhor, veja He. 1:14. Veja o campo de lutas da Congregação de Yeshúa, o Messias (Ef. 6:12; Tia. 4:7; I Jo. 5:19), tudo nela é espiritual.

       Se a Congregação do Senhor Yeshúa, torna-se uma denominação evangélica, com o seu CNPJ, pessoa jurídica, e outros conformes legais, e sua bagagem humana, mundana… Ela torna-se uma derrota total do crente, caída da graça e apóstata.

       Vamos ficar com o Evangelho de Mateus 28:18, 19, o qual é mandamento do Senhor Yeshúa, o Messias: “Vão vocês, e fazei discípulos de todas as nações em meu NOME.” Mt. 28:18, 19. Amém!

       Seria bom acabar com a denominação, dar baixa e transformá-la em uma entidade (sociedade) filantrópica ou clínica social, e emprestá-la ao mesmo tempo de uso para os irmãos se reunirem 24 horas por dia em uma dependência, como se fosse uma casa comum ou local para os irmãos se reunirem.

      Deve-se mudar a fachada, as janelas, telhados, para não se parecer com uma igreja religiosa com os traços do culto pagão do Mitraísmo e católicas.

       Não use nomes externos jamais, nunca.

     Os irmãos locais devem buscar a orientação de Deus sobre o assunto, sem sentimentalismo e livres do ego religioso e das aparências humanas (mundanas). Amém!

      O Senhor nos é fiel em todas as coisas. Amém!

     Em novas mensagens continuaremos este assunto. Agradeço ao Nosso Deus por esta oportunidade de edificar e alertar a Congregação do Senhor Yeshúa, o Messias. Amém!

        Recebam as minhas saudações em nome do Senhor Yeshúa, o Messias. Sl. 133.

                                                                                                                E. C. Navarro.